A Deusa Nut (ou Nuit, Newet, ou ainda, Nueth) é uma das mais adoradas Deusas Egípcias. Ela era a própria personificação do céu e também era aquela que deu à luz a muitos Deuses, possuindo um importante papel na sua mitologia como uma barreira entre o caos e a ordem.
Quem é Nut?
Nut é filha de Shu, o Deus do ar e Tefnut, Deusa da umidade. Nut é uma das Deusas que remetem à criação do mundo.
Nesse mito, ela e seu irmão Geb (Deus terra) eram vistos como amantes, e abraçavam-se tão fortemente que nada podia passar entre eles. Obervando aquilo, Shu separou-os, tornando-se o vento que circula entre céu e terra.
Essa separação foi tardia, quando Nut já estava grávida. Dela nasceram todos os planetas e estrelas, e eles ficariam junto dela enquanto estivesse presente no céu.
Esse é um atributo que ela divide com a Deusa Hathor, juntamente com o símbolo da vaca, que representa a habilidade de dar vida.
Dessa união também surgiram alguns Deuses do panteão egípcio, sendo eles Osíris, Set, Ísis e Néftis. Os antigos egípcios também diziam que seu avô, o Deus sol Ra, todas as noites entrava pela sua boca e renascia de sua vulva a cada manhã.
A representação de Nut normalmente é uma mulher nua, negra e coberta de estrelas. Ela fica curvada em direção à terra, olhando para baixo, e seus braços e pernas formavam pilares que sustentavam o céu e protegiam o mundo do caos. Ela pode ser representada, também, por uma mulher comum com um pote sobre a cabeça.
- Atribuições: Deusa do céu e do firmamento, das estrelas e da morte
- Símbolos: Céu, estrelas, vaca, pote
- Local: Egito
Deusa da morte
Como já foi dito, Nut dava à luz ao sol todos os dias. Esse fator a conectava com o submundo, com ressurreição e com as tumbas, tornando-a uma Deusa de morte e renascimento.
Ela era vista como amiga dos mortos, uma protetora àqueles que atravessavam o Duat (o submundo egípcio).
Frequentemente ela era pintada por dentro dos sarcófagos de seus devotos para protege-los até que renascessem, como Ra, em uma nova vida.
Nut possuía grande importância na mitologia egípcia, possuindo alguns festivais em sua homenagem realizados durante o ano, mas nenhum grande templo ou culto foi ligado a ela. Existiram alguns santuários em seu nome, e ocasionalmente eram feitos rituais com alimento.
Invocando Nut
Essa Deusa é uma grande aliada quando o assunto é proteção. Como foi dito, os antigos egípcios acreditavam que ela protegia o mundo com o seu corpo, impedindo que o caos os alcançasse.
Se você estiver com a sensação de que muitas coisas estão dando errado e sua vida em si está um caos, pode invocar Nut durante a Lua Crescente ou Lua Cheia para que ela afaste essa energia ruim.
Itens necessários:
- Incenso (Alecrim e açafrão recomendados);
- Velas;
- Sua música preferida.
Em uma noite, em algum local escuro e que de preferência consiga ver o céu, acenda as velas e os incensos.
Faça uma breve meditação acerca do seu objetivo e do seu pedido.
Coloque a música para tocar e dance. Deixe-se levar pelo ritmo e não perca o foco do seu pedido.
Quando sentir que já é o suficiente, vá descansar. Tenha sempre gratidão em mente pois Nut nos protege do grande caos desde tempos imemoriais.
Agradeça a Deusa no fim do ritual e deite-se para dormir.
2 comentários em “Nut – Deusa do céu e da proteção”