“La Befana” é conhecida na Itália como uma mulher sábia e dotada de poderes mágicos.
Ela atravessa os céus em sua vassoura ou burro voador, levando presentes às boas crianças como figos, nozes e doces na noite da Epifania. Àquelas que eram malcriadas, ela deixava um pedaço de carvão.
Quem é Befana?
Sua aparência é muito próxima da tradicional bruxa que conhecemos, representada em desenhos e filmes: Idosa com uma vassoura e capaz de realizar magia.
Ela usa um xale preto e tem o rosto sorridente coberto de fuligem, pois entra nas casas das crianças pela chaminé. Na Wicca podemos associá-la à face Anciã da Deusa Tríplice, cujos aspectos são sabedoria, conhecimento e renovação.
Acredita-se que Befana seja descendente da Deusa Romana Strina, que é responsável pelos presentes dados no ano novo. As duas divindades distribuem mimos similares, promovendo a alegria entre os corações das pessoas.
Há quem diga que as duas são a mesma Deusa, e que Befana é uma consequência que surgiu da evolução do culto de Strina.
Atribuições: Deusa dos presentes, das crianças e da família.
Símbolos: Verbena, figos e folhas.
Local: Sicília.
Befana e o Natal
Befana é uma Deusa antiga, que pré-data o Cristianismo. Originalmente, pode ter sido uma divindade de espíritos ancestrais, florestas e da própria passagem do tempo.
Alguns estudiosos identificam essa Anciã com a Deusa grega Hécate.
Befana também é relacionada com a cultura Celta. Quando os Romanos habitaram os alpes, bonecos de vime eram incendiados em honra aos Deuses. A bruxa é nada mais que uma sacerdotisa conhecedora dos segredos da natureza. Inclusive, o carvão deixado às crianças desobedientes é um símbolo de fertilidade ligado às fogueiras sagradas.
Quando queimado, traz luz e calor, renovando-se em energia.
Como podemos reparar, ela também tem alguns traços em comum com o Papai Noel, cujo mito é apresentado a todas as crianças. Devido a isso, também é chamada de Bruxa do natal.
Uma de suas várias lendas conta que Befana era uma dona de casa comum e que passava seus dias cozinhando e limpando.
Um dia ela recebeu a visita dos Reis Magos, que a convidaram para acompanhá-los e prestigiar o nascimento de Jesus. Ela recusou, alegando que estava muito ocupada, e eles foram embora.
Mais tarde ela reparou em uma brilhante estrela no céu e seu coração a fez mudar de ideia. Ela saiu com doces e frutas para procurar o menino e levou sua vassoura para ajudar sua mãe, Maria, com serviços de limpeza.
Befana nunca encontrou Jesus, mas não desistiu de sua busca, e o procura até hoje. Na noite da Epifania ela visita todas as casas que têm uma criança e deixa presentes a todas àquelas que são boas, pois sabe que Cristo se manifesta em seus corações.
Comemoração de renovação
A Epifania, última festividade do período natalino, é considerada como um período de renovação. Os camponeses acreditavam que as predições e previsões do futuro eram criadas e as pessoas se reuniam ao redor de fogueiras, contando histórias fantásticas.
O banquete da Epifania ou La Festa dell’Epifania, em italiano, acontece dia 6 de Janeiro é um dia comemorativo cristão, também chamado de “Dia de Reis” aqui no Brasil. Nesse dia comemora-se a revelação de Deus como humano em Seu filho Jesus Cristo e a chegada dos Reis Magos para presenteá-lo.
Na comemoração tradicional são acesas fogueiras a noite e acontecem ritos de purificação e benção com água. A água preparada para os ritos é sagrada e possui propriedades de proteção, sendo usada em momentos críticos na vida familiar.
Invocando Befana
Befana é uma Deusa de renovação, portanto deve ser procurada quando você desejar que aconteça uma mudança em sua vida.
Esse ritual é potencializado na Lua Nova, porém não se deve fazê-lo nesse período caso não saiba trabalhar a energia dessa fase.
Itens necessários:
- Algum alimento: frutas (preferencialmente figo, se você gostar), doces, pão…
- Vela
- Incenso de verbena (opcional)
Durante a noite, acenda a vela e o incenso em seu altar, ao lado do alimento.
Pense no que você gostaria de renovar, mas não faça planos e nem trace objetivos pois a Deusa tratará de realizar mudanças que lhe trarão felicidade.
Chame por Befana para que ela lhe presenteie e deixe a vela queimar até o fim.
Coma seu alimento com a certeza em seu coração de que uma renovação acontecerá.
Evite discussões e mal entendimentos, procure manter-se em sintonia com seu eu interior e com a própria Deusa.
Felicidade somente traz felicidade e a Deusa Befana garantirá que ela lhe seja entregue uma vez que você também a distribua.