Frigga é a Deusa em maior posição dentro do Aesir. Ela é associada com conhecimento e clarividência.
Ela é a primeira esposa de Odin e mãe de Baldr. Sua aparência é a de uma mulher alta, linda e imponente, segundo relatos. Além disso, é dito que ela sempre usa joias e roupas bonitas, com muita plumagem de falcões e águias – os animais nos quais ela pode se transformar.
Quem é Frigga?
Frigga reside em seu palácio, Fensalir, que dizem ser a morada mais esplêndida de toda mitologia nórdica. Lá é onde ela passa seus dias ao lado de seu esposo, conversando e bebendo em taças douradas.
Sua irmã é a Deusa Fulla, que regulava a entrada em seu palácio e conhecia todos os seus segredos.
Ela também é associada com a própria terra, assim como a Deusa Grega Gaia, possuindo assim o atributo da fertilidade e uma importância ainda maior para seus devotos
Como Deusa do casamento, nascimento e maternidade, amor e tarefas domésticas, Frigga é a esposa idealizada, mantenedora da paz, códigos morais e justiça, nos planos físico e celestial.
Frigga consegue o que quer através da diplomacia, característica muito forte nessa divindade.
Sua habilidade natural de prever o futuro entra em contraste com as tentativas de Odin descobrir o futuro através de auto sacrifício, questionando gigantes e espíritos.
Aqui os papéis tradicionais do homem e da mulher na mitologia nórdica são reforçados: Homens têm poder físico e mulheres possuem um dom natural à magia e estão mais próximas do divino.
- Atribuições: Deusa do conhecimento, da clarividência, da terra, casamento, nascimento, fertilidade, maternidade, amor e tarefas domésticas. Rainha do Aesir
- Símbolos: Chaves, roca, tear
- Local: Escandinávia
Frigga e Freyja
Alguns estudiosos dizem que Frigga pode ser a mesma Deusa que Freyja, devido a semelhante importância das duas para os escandinavos.
Porém elas são de panteões diferentes: enquanto Frigga é Rainha do Aesir, Freyja é Rainha de Vanir.
De acordo com textos do Edda, estes dois panteões entraram em conflito e acabaram sendo unificados.
O que se sugere então, ao analisarmos os características de ambas as Deusas, é que elas são Deusas diferentes e independentes, porém arquétipos da Deusa Tríplice, sendo Freyja a donzela guerreira e Frigga a mãe sábia.
O terceiro aspecto, o de anciã, é atribuído a Deusa Hel que governa o mundo dos mortos.
Invocando Frigga
Frigga é uma Deusa que nos mantém em contato com nossa natureza intuitiva e a vida em alinhamento com o lado espiritual. O ritual abaixo pode ser feito em qualquer fase lunar para atrair boas energias para sua casa e guiar com sabedoria o caminho daqueles que residem nela.
Itens necessários:
- Chave de metal brilhante;
- Polidor de metais.
Antes de iniciar, faça um polimento na chave de maneira que ela fique brilhando.
Pegue a chave polida e fique dentro da área do batente da porta da sua casa, encarando o interior.
Segure a chave a sua frente e chame por Frigga, peça para ela abençoar a chave, seu lar e a si mesma(o).
Ande por todos os cômodos com a chave a sua frente, imaginando que esteja abrindo novos caminhos em sua vida e fechando aqueles que não te fazem bem.
Faça seus pedidos de acordo com sua intuição.
Quando passar por todos os cômodos, volte à entrada e pendure a chave sobre a porta.
Lembre-se de mantê-la sempre limpa e polida para que as bênçãos da Deusa continuem a cair sobre sua casa.
1 comentário em “Frigga – Deusa do conhecimento e das previsões”