A mitologia eslava conta que três Deusas (às vezes apenas duas) protegem o universo contra o juízo final. Elas são as Zorya (ou Zarya, Zvezda ou Zwezda), conhecidas também como Auroras.
As três Deusas servem o Deus Sol Dažbog, seu pai.
Quem são as Zorya?
A Zorya da estrela matinal chama-se Utrennyaya (“manhã” em russo), é ela quem abre todas as manhãs o portão do céu para que a carruagem do sol ilumine o mundo. Representada como uma guerreira armada e corajosa, é patrona dos cavalos e associada com o planeta Vênus. Ela é invocada para proteção contra a morte em batalha.
A Zorya da estrela vespertina chama-se Vechernyaya (“noite” em russo), e é a responsável por fechar o portão do céu quando o sol se recolhe. Associada com o planeta Mercúrio, também é representada como uma Deusa guerreira, porém serena.
A Zorya da estrela da meia noite chama-se Polunochnaya (“meia noite” em russo), mas algumas lendas a omitem, afirmando a existência das outras duas Auroras somente. A aparência dessa Deusa é um mistério e dizem que o Sol morre todas as noites em seus braços e renasce ao amanhecer. Ela é uma divindade de morte, renascimento, misticismo, magia e sabedoria.
Devido à sua natureza, as Zorya com frequência são associadas à Deusa Tríplice, com as Auroras da Manhã, Tarde e Noite representando a Donzela, a Mãe e a Anciã, respectivamente.
- Atribuições: Proteção, morte, renascimento, sabedoria, misticismo, magia.
- Símbolo: Estrelas, carruagens, cavalos.
- Local: Rússia
O juízo final
Para o povo eslavo, as Zorya tem um dever acima dos outros: As três Deusas seguram o cão do apocalipse, Simargl, que fica acorrentado à estrela Polaris, da Ursa menor.
Se a corrente se quebrar ou soltar, o cão devorará a constelação e o mundo como o conhecemos.
As Zorya na cultura pop
Em Deuses Americanos, livro de Neil Gaiman adaptado em série em 2017, as Zorya aparecem como três irmãs.
Os protagonistas, Shadow Moon e Sr. Quarta-Feira, são recebidos em seu apartamento localizado em Chicago. O local é humilde e já viu dias melhores, como o próprio Quarta-Feira diz à Zorya Vechernyaya, que, segundo ele, estava acostumada a ser idolatrada em outros tempos.
As três tomam turnos para vigiar o céu constantemente, impedindo que o cão do dia do julgamento, Simargl, fuja. Ele está preso à estrela Polaris da constelação da Ursa Menor, e caso seja liberto, devorará o mundo.
Elas moram com o Deus Czernobog, divindade eslava da escuridão.
Essas entidades fazem parte dos velhos Deuses, trazidos à América pelos imigrantes que os adoravam.
Tarot da Deusa
As Zorya são Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XIX, As Zorya, representa o Sol.
Na mitologia russa, as três Zoryas são as Deusas servas do Deus Sol. Assim como traz calor e luz ao mundo, o Sol representa o brilho do intelecto, da criatividade e da fertilidade.
The Goddess Tarot (Official Guidebook)