- Atribuições: Força, Beleza, Sexualidade e Criatividade
- Símbolos: Lança, Gatos e Aurora Boreal
- Local: Escandinávia
Freyja (Freya, Freia e outras variações) é uma das principais deusas da mitologia escandinava. Seu nome significa “A Dama”. Sendo parte do grupo chamado Vanir, composto por deuses e deusas relacionados à natureza, plantas e animais selvagens e à outras realidades, Freyja reina sobre o campo conhecido como Folkvangr, onde a metade das almas daqueles que morrem em batalha é enviada. A outra metade é enviada para o campo de Odin, Valhalla.
A deusa teve diversos amantes, mas mesmo assim amava seu marido, Od. É bastante comum a confusão entre Od e Odin, porém diversos textos antigos se esforçam para deixar claro que são dois deuses diferentes. Quando Od fazia longas viagens, Freyja chorava lágrimas de ouro. Por diversas vezes a deusa decidiu partir em busca de Od e, durante suas visitas a diferentes terras e povos, ela ganhou diferentes nomes, como Gefn, Sýr, Vanadís e outros.
Freyja também era uma deusa guerreira. Conhecedora da magia e das Runas, ela era capaz de lançar feitiços e podia mudar sua forma. Sua personalidade, assim como a da natureza que representa, era indomável.
Diz-se que, quando a deusa viajava pelos céus em sua carruagem, ela causava as estranhas luzes que hoje conhecemos como Aurora Boreal.
Beleza para seduzir e força para enfrentar
As características de Freyja se assimilam com a natureza ao nosso redor. Sempre bela, é fácil de nos envolvermos e de nos apaixonarmos. Contudo, se não cuidarmos e não dermos atenção suficiente, grandes perigos se revelam e nossa vida acaba ficando em risco. A deusa é indomável e a natureza também. Não devemos querer prender nada e nem podemos nos sentir donos de tudo.
Apesar de ser retratada como uma deusa que não media esforços para conseguir o que desejava, Freyja não é uma deusa malvada. É importante sempre termos a capacidade de diferenciarmos o que é certo do que é errado. Muitas vezes, quando alguém nos pede algum tipo de favor, dizer “não” como resposta pode parecer algo terrível, mas, para aquela determinada ocasião, é a melhor resposta que pode ser dada, pois ela vem acompanhada de aprendizado.
Invocando Freyja
Antes de invocar Freyja devemos pensar com qual característica da deusa queremos nos conectar:
- Sua beleza e sedução;
- Sua força e espírito guerreiro;
- Sua mágica e sua habilidade de mudar de forma.
Para qualquer que seja a característica escolhida, uma forma de invocar a deusa é montando um altar para ela que possa representar seu hall em Folkvangr, o Sessrúmnir. Não existem muitos detalhes sobre como era a aparência deste hall, por isso é sugerido que você coloque uma estátua da deusa e algo que simbolize a natureza selvagem e/ou seus animais preferidos que são os gatos, as aves e os javalis.
Após a montagem do altar, concentre-se no mito da deusa e conecte-se com a qualidade que deseja. Se quiser um novo amor para sua vida ou quiser aquecer o que já possui, concentre-se na beleza da deusa; Se desejar força para enfrentar desafios e discernimento para saber o que está certo e errado, concentre-se em seu lado guerreiro; se deseja mais flexibilidade para lidar com determinadas situações ou para se adaptar à novas circunstâncias, concentre-se em sua habilidade de mudar de forma.
Tarot da Deusa
Freyja é uma das deusas presentes do baralho do Tarot da Deusa. A carta número IV, Freyja, representa o Poder:
Olá Daniel amado filho da Deusa, tudo bem?
Sou Omnephar, sacerdotisa da Deusa!
Muito honrada em conhecer te!
Olá, Omnephar! Muito obrigado pelo comentário! Honrado fico eu com sua presença! Um abraço! )O(