Artio é uma Deusa Celta da abundância (ou fertilidade), transformação e vida selvagem. Seu nome origina-se da palavra celta para urso (arth) e ela é representada na maioria das vezes como tal, podendo também estar rodeada de frutas.
Quem é Artio?
Os registros mais antigos de Artio são de 450 EC., mas sua origem pode ser ainda mais antiga: em toda a Europa foram encontrados crânios e ossos de ursos arrumados em nichos dentro de cavernas.
Os ancestrais dos Celtas que chegaram à Europa foram os Helvetii, que cultuavam uma Deusa que era referida como “A Ursa”.
Essa tribo, eventualmente, foi tomada pelo império romano, mas podemos ver que o culto à Deusa sobreviveu, inclusive ela foi absorvida por outra entidade dentro daquele panteão: A Deusa Diana (ou Ártemis, na Grécia).
As duas possuem atributos similares e talvez isso possa ter sido um feito dos seguidores de Artio em Roma.
- Atribuições: Deusa da abundância, transformação e vida selvagem
- Símbolos: Urso e frutas
- Local: Europa
A Deusa Urso
O urso fêmea normalmente passa a hibernação grávida, para dar à luz na primavera. Se associarmos com o Xamanismo, onde tal figura é constantemente encontrada, o período de hibernação gestante no inverno simboliza a jornada em meio às trevas e o nascimento do filhote no início da primavera simboliza o retorno à luz com o conhecimento obtido durante a estação.
Isso também simboliza um ciclo de transformação.
O período da primavera é escolhido instintivamente pela mãe urso pois é a época em que o alimento está mais abundante, e seus filhotes terão mais 3 estações com fartura para fortificar-se. Daí se dá, também, a benção da Deusa Artio, que renova o terra com vida ao final do inverno.
Invocando Artio
Quando Artio acorda de seu sono invernal, ela destrói o frio com calor e luz, trazendo abundância ao mundo novamente.
Durante a Lua Crescente, pode-se invocar essa Deusa para que seus desejos frutifiquem e tragam felicidade.
Para invoca-la, faça uma salada com frutas frescas e a compartilhe com familiares e amigos para espalhar a abundância de Artio. Se a tiver em mente, a Deusa retribuirá.
Artio na cultura pop
Embora a ligação não seja clara e aberta a várias interpretações, podemos ver a presença de Artio na animação “Valente”, da Disney (2012).
A história assemelha-se mais à da deusa Calisto, mas se passa na Europa em uma época em que os Celtas ainda possuíam grande presença.
O culto à Deusa provavelmente provém de tempos anteriores à época em que o filme acontece, porém, a figura do urso é constantemente reapresentada, sugerindo então que o povo do filme a adorava.
Adorei o conteúdo. Parabéns!
Muito obrigado pelo comentário, Chris! )O(
Muito bom.
Obrigado!