Ereshkigal – Deusa da morte e da renovação

Dentro de um palácio de Lápis-lazúli reside uma grande mulher nua de cabelos negros que atrai os mortos para si. Essa é a Deusa Ereshkigal, Rainha de Irkalla ou Attalu, o submundo nas mitologias suméria e babilônica.

Ereshkigal a Deusa do Submundo

QUem é Ereshkigal?

Algumas vezes Ereshkigal também é chamada pelo nome das terras que governa, é representada amamentando filhotes de leão ou montada em cavalo negro e é irmã de Inanna, a Deusa do céu e da força interior.

Também se diz que ela governou o submundo sozinha durante muito tempo, mas apaixonou-se por Nergal, que a enviou oferendas de alimento durante um banquete.

Como só os mortos poderiam permanecer no submundo, ele foi forçado a deixa-la. Ereshkigal ficou tão irritada com a sua partida que ameaçou trazer todos os mortos de volta à vida. Sob tal ameaça e temendo as consequências, o grande Deus Enki permitiu que Nergal retornasse quando quisesse. Dessa maneira, Nergal e Ereshkigal permanecem juntos e reinando no submundo.

  • Atribuições: Deusa da morte e das transformações, rainha do submundo
  • Símbolo: Cavalos, leões e a própria morte
  • Local: Mesopotâmia

Contraparte ao céu

Ereshkigal é vista por estudiosos como uma diferente faceta de Inanna, pois as duas representam também a mudança das estações do ano. A primeira irmã representa o inverno, assim como Cailleach na Irlanda, pois as plantações definham e a terra se torna improdutiva. A segunda irmã representa a primavera, quando tudo floresce novamente e se torna fértil.

Na Wicca podemos associá-la como uma Deusa Anciã, poderosa, destemida e que causa transformação. Um de seus símbolos é o cavalo, que também representa mudança, pois a morte nada mais é que o fim de um ciclo e o começo de outro.

Invocando Ereshkigal

Como uma Deusa da morte, Ereshkigal põe fim à todo ciclo de acontecimentos, assim como a Deusa hindu Kali. Podemos invocá-la durante a Lua minguante ou Lua nova, se soubermos controlar bem suas energias.

Essa Deusa nos auxilia na transformação e renovação de nosso ser.

Itens necessários:

  • 1 vela negra
  • 1 vela branca
  • 1 recipiente de metal com água
  • Localização dos pontos cardeais

Após purificar-se, disponha os itens da seguinte maneira: Vela branca ao norte, recipiente com água ao centro e vela negra ao sul.

Abra um círculo de magia, acenda a vela negra e medite com a Deusa.

Deixe que os pensamentos venham à sua mente e ouça o que Deusa tem a lhe dizer.

Visualize todas as coisas ruins, tudo que você quer libertar-se, saindo de você e queimando na chama da vela negra, em seguida apague-a.

Tome um gole de água do recipiente com a certeza de que está sendo purificado(a) e livre de qualquer mal.

Acenda a vela branca, observe sua chama e reflita sobre esse processo transformação. Pense nas coisas boas que você deseja atrair para sua vida.

Agradeça a Deusa.

Feche o círculo. Deixe as velas queimarem.


Obrigado por ler! Visite também meu Canal no YouTube e se inscreva para receber atualizações pelo Telegram ou por Email.

2 comentários em “Ereshkigal – Deusa da morte e da renovação”

  1. Olá!
    Recomendo não chamar por Ereshkigal.
    Na antiga Suméria/Babilônia ela era uma força extremamente temida. Seu culto era muito pequeno, associado ao marido Nergal.
    Não se chamava por ela, no máximo se implorava misericórdia aos Deuses do submundo em ritos funerários.
    Esse povo também não acreditava em reencarnação e sim que o pós vida consiste na terra SEM RETORNO, onde o espírito dos mortos sofriam. Eram inquietos e vagantes, principalmente se as honras funerárias não fossem dispostas.
    A função dê Ereshkigal é de prender os mortos, uma Deusa cruel, que nunca conheceu a alegria.
    Agradeço pela atenção, sou um grande admirador da mitologia Mesopotâmica.

    Responder

Deixe um comentário