A Deusa Gayatri, diferente de outros Deuses Hindus, é a personificação do mantra Gayatri. Este mantra é o mais poderoso de todos e é considerado a parte mais sagrada do Rigveda.
Entre as primeiras criações de Brahma estão as Deusas Sarasvati e Gayatri.
Você pode assistir ao vídeo abaixo e / ou continuar lendo o post:

A Deusa Gayatri é tipicamente retratada sentada em uma lótus vermelha, que significa riqueza e pode aparecer sob duas formas:
- Com cinco faces diferentes (Mukta, Vidruma, Hema, Neela, Dhavala) representando os pancha pranas / pancha vayus (sentidos/ventos) e dez braços. Seus dez olhos encaram oito direções diferentes além do céu e da terra e seus braços seguram todas as armas de Brahma, Vishnu e Shiva.
- Acompanhada por um cisne branco, segurando escrituras (que denotam conhecimento) em uma mão e um vaso em outra, simbolizando cura. Nessa forma ela é a Deusa da educação, muito similar à Deusa Sarasvati.

- Atributos: Personificação do Mantra Gāyatrī, Deusa da riqueza e da educação, mãe dos Vedas
- Símbolo: O mantra Gāyatrī (ॐभूर्भुवस्व)
- Local: Índia
Conteúdo
Deusa Gayatri – Deusa Tríplice
Além de ser a personificação do Mantra Gayatri, diz-se que a Deusa Gayatri é uma representação da Deusa Sarasvati ou, ainda, a culminação de três Deusas juntas: Lakshmi, Parvati e Sarasvati.

Gayatri é, portanto, uma Deusa Tríplice em sua essência.
Deusa Gayatri e as escrituras da verdade
O hinduísmo possui um extenso sistema de escrituras sagradas chamado de Vedas. São quatro obras escritas em sânscrito védico (que posteriormente deram origem ao sânscrito clássico) datadas de muito tempo atrás.
O texto mais antigo é o Rigveda, registrado entre 2000 BCE e 1500 BCE., e é onde o mantra Gāyatrī (ॐभूर्भुवस्व) apareceu escrito pela primeira vez. Contudo, estudiosos confirmam que ele possa ter sido passado muitos anos antes oralmente.
Sendo o segundo mantra mais reverenciado no hinduísmo, ficando atrás somente do Om (ॐ), o Gāyatrī invoca Savita, divindade indiana do sol, e por isso ele também recebe o nome de Sāvitrī.
Segundo as crenças dos hindus, os conhecimentos registrados nos Vedas representam toda “a verdade”. Sendo “mãe dos Vedas”, também podemos interpretar a Deusa Gayatri como “mãe da verdade”.
Invocando a Deusa Gayatri
O mantra Gāyatrī inspira conhecimento e sabedoria, sua tradução é algo nas linhas de “Que o Deus Todo-Poderoso ilumine nosso intelecto para nos guiar pelo caminho justo”.
Você pode recitar o mantra, juntamente com algum incenso de sua preferência, para inspirar essas qualidades e assim atingir seus objetivos.
Deusa Gayatri na cultura pop
O tema de abertura da série de ficção científica Battlestar Galactica (emissora ABC) contém o mantra Gayatri:
Durante a sua turnê (Living Proof: The Farewell Tour), a cantora norte-americana Cher incluiu no seu repertório o mantra:
