Muito antes de surgir nas lendas Arturianas, Gwenhwyfar (ou Guinevere, Ginevra, ou ainda, Jennifer) já era invocada pelos celtas para trazer fertilidade à terra e levar as almas ao “outro mundo”.
Quem é Gwenhwyfar?
Seu nome significa “sombra branca”, a soberania por trás do trono de Arthur. Embora as histórias de Camelot sobre ela, Arthur e seu rival tenham natureza romântica, esta encarnação mais moderna da Deusa diminui seu status de soberania.
Foi ela quem deu ao famoso Rei de Camelot o direito de governar, simplesmente por estarem juntos.
Quando ela o deixou, Arthur a perseguiu, não por amor, mas porque sem ela seu reino desmoronaria devido à falta de liderança.
A antiga tradição Celta diz que para um homem ser rei, deve estar casado com a Deusa, daí se dá o desespero do rei para que ficassem juntos.
O papel da Deusa da soberania é visto mais claramente em suas próprias lendas, onde seu dever é o de misturar a energia do rei com a energia da terra, em harmonia.
Seu nome também pode ser traduzido como “ondas brancas”, enquanto o branco tradicionalmente é associado com a cor da virgem, e as ondas representam o mar e seu poder regenerativo.
Aqui, “Deusa virginal “ se refere àquela que é completa por si só, poderosa e influente sem a necessidade de um par.
Como rainha, Gwenhwyfar é o eterno princípio feminino de força e paz no universo, sendo considerada também uma Deusa Tríplice e tendo seu papel ecoado nas lendas Arthurianas mais antigas, onde Arthur casa-se com três mulheres, todas chamadas Guinevere.
Ela é listada juntamente com as armas de outro mundo que Arthur recebeu como dádiva, sugerindo sua origem divina e reforçando seu poder e soberania.
Há também uma lenda em que diz que ela não se dava bem com sua irmã, Gwenhwyfach, esposa de seu amado Mordred (Lancelot).
Acredita-se que a irmã tenha sido a causadora da batalha de Camlann. A terminação “ach”, em gaulês, evoca algo desagradável, portanto, devido à influência dela nos acontecimentos pode-se pressupor que essa entidade seria apenas outra faceta ou um mal próprio de Gwenhwyfar.
Isso evoca novamente o aspecto de Deusa Tríplice, sugerindo que a batalha possa ter sido provocada por duas formas ou personalidades da Deusa.
- Atribuições: Grande Deusa virginal da soberania e da fertilidade, Deusa da terra, do amanhecer e da primavera, guardiã da passagem entre os mundos
- Símbolos: Lírio
- Local: Europa
Em meio às Brumas
Assim como Morrigan é representada, apesar das controvérsias, por Morgana Le Fay nas lendas arthurianas, Gwenhwyfar possui sua contraparte: a rainha Guinevere, como já citado.
Embora essa representação literária seja muito mais próxima da Deusa, ainda assim diminui seu poder, mas não sua importância.
Guinevere é uma personagem decorrente da trama de Brumas de Avalon, mas não é representada como Celta.
Invocando Gwenhwyfar
Como Deusa Tríplice, pode-se fazer um ritual em qualquer Lua para Gwenhwyfar, contanto que saiba trabalhar a energia do momento e faça os pedidos de acordo.
Itens necessários
- Tecido branco
- Lírio (dê preferência a flores vivas, em um vaso)
Prepare o altar, forrando-o com um tecido branco e que não tenha sido usado para nenhum outro propósito, coloque um lírio e faça seus pedidos de acordo com a fase lunar.
Gwenhwyfar pode ser invocada para encontrar respostas e direções em um momento em que haja a necessidade de liderança; pode também ser invocada para obter fertilidade (seja qual fertilidade desejar) ou ainda para enxergar melhor um objetivo em sua vida.
Medite sobre seus pedidos, buscando conectar-se com a Deusa.
Tarot da Deusa
Gwenhwyfar é uma Deusa presente no Tarot da Deusa. A carta número XX, Gwenhwyfar, representa a Força.
Acredita-se que Gwenhwyfar, a primeira dama das ilhas e do mar, existe desde quando as ondas batem contra as costas rochosas do mar. Elogiada pelo seu juízo e sabedoria, acreditava-se que nenhum homem poderia dominar o mar sem tê-la ao seu lado.
The Goddess Tarot (Official Guidebook)
Oi Daniel ,me certificando de q escrevia Gwenhwyfar certo encontrei o Santuário Lunar e achei interessante a data da publicação…dia do meu nascimento ,20 de abril !!
Meu nome é Jennifer sou inglesa ,tenho uma tatuagem celta na nuca……. TB gosto da tradição Wicca
Oi, Jennifer! Muito interessante esta conexão da sua busca com seu nascimento! Pode ter sido algum tipo de chamado da Deusa. Um forte abraço! 😀
Agradeço também pois acabei de tirar esta Carta do Tarot das Deusas e fiquei imensamente feliz em saber o que ela significa!
GEENHWYFAR
Imensa Gratidaoooo
Oba! Que bom que ficou feliz!
Sou jenifer. E sempre amei lírios. Não entendia o motivo ..
E esses tempos sonhei com uma mulher lindaaa toda de branco parecia uma nuvem… Bateu na minha porta no sonho…