Hera – A Poderosa Rainha, Deusa Grega das mulheres e do casamento

Neste post você vai conhecer a história da Deusa Hera, a Rainha dos Deuses e Deusa Grega das mulheres, dos poderes femininos e do casamento. Você vai conhecer também seus poderes, símbolos e arquétipo, bem como uma visão diferente sobre seu relacionamento com Zeus, algo mais antigo que acabou sendo ofuscado da Mitologia Grega.

A versão Romana de Hera é Juno. As duas compartilham muitas características em comum.

Você pode assistir ao vídeo abaixo se desejar:

Hera a Deusa Grega Rainha do Olimpo

A História de Hera – Quem é a Rainha dos Deuses?

Hera é a Rainha dos Deuses Gregos e sua história, bem como seus poderes, merecem serem analisados e conhecidos com um pouco mais de detalhes hoje em dia. Isso porque a imagem de Hera, hoje, está erroneamente associada apenas às suas crises de ciúmes com os casos de infidelidade de Zeus e aos episódios em que ela persegue as amantes dele.

Muitos também enxergam Hera como uma mulher vingativa e cruel que persegue Hércules e sempre o castiga. A série de TV “Hércules” dos anos 90 ajudou a cultivar esse esteriótipo.

Contudo, Hera não se resume a isso. E, após conhecermos melhor suas origens, podemos enxergar estes episódios com outro olhar.

Estátua de Hera
Estátua de Hera

Hera, terceira filha de Cronos e Reia

A Deusa Hera é a terceira filha de Cronos e Reia, filhos da Deusa Gaia. Sempre que Reia dava à luz a um filho, Cronos engolia a criança por ciúmes e por medo de ser destronado como rei. O casal teve 6 filhos, que são, em ordem de nascimento:

  • Héstia, a Deusa do lar e da lareira;
  • Deméter, a Deusa da prosperidade e da agricultura;
  • Hera, a Rainha dos Deuses e Deusa das mulheres;
  • Hades, o Deus do submundo e Rei do submundo;
  • Poseidon, o Deus dos Mares e Rei das Águas;
  • Zeus, o Rei dos Deuses e Deus do trovão.
Filhos de Reia e Cronos
Filhos de Reia e Cronos

Zeus, o filho mais novo, não foi engolido pelo pai. Reia o escondeu e ele cresceu. Quando soube que do destino dos irmãos, Zeus enfrentou Cronos e libertou cada um dos irmãos, se tornando o Rei do Cosmos e tomando Hera como esposa e a fazendo Rainha.

Contudo, existem alguns detalhes nesta história que mudam a parte de “Zeus tomou Hera como esposa e a fez Rainha”.

O culto antigo à Hera

De acordo com Patrícia Monaghan, o culto à Hera é muito mais antigo do que pensamos e Hera já era Rainha antes mesmo da presença de Zeus. Hera era cultuada como uma Deusa Tríplice. (Essa imagem tríplice nos remete à imagem da Deusa dentro da Wicca.)

O casamento entre Hera e Zeus que conhecemos, aconteceu na verdade por questões políticas.

O antigo culto à Hera era tão poderoso que não dava para simplesmente apagá-lo, tirando a imagem feminina e substituindo por uma imagem masculina. Então Zeus fez de tudo para se casar com ela para ele se tornar rei e não o contrário.

Evidências de que Hera possuía um culto mais antigo são vistas em celebrações como as competições que aconteciam de 4 em 4 anos na cidade de Heraca onde somente mulheres podiam correr 160 jardas, sempre em grupos de 3 simbolizando a natureza Tríplice de Hera. Três vencedoras ganhavam estatuetas no templo de Hera.

The Apotheosis of Aeneas - Johann Justin Preissler - 1731 - 1732
The Apotheosis of Aeneas – Johann Justin Preissler – 1731 – 1732

O casamento forçado de Zeus e Hera

Ao que parece, Hera nunca quis se casar.

Zeus sempre foi conhecido por se transformar em animais e em outras coisas para seduzir e estuprar mulheres. E com Hera não foi diferente. Hera não dava a mínima para o irmão, mas ele se transformou num Cuco, animal preferido de Hera, e voou para perto dela todo molhado e sujo.

Hera pegou o animal para acolhê-lo e de repente se viu estuprada por Zeus.

Após este episódio ela se sentiu envergonhada pela situação e aceitou se casar com ele como forma de manter sua dignidade.

É a partir deste ponto que temos o início das perseguições de Hera contra as amantes (também forçadas) de Zeus. É uma certa maneira de tentar preservar a imagem do casamento, mesmo que forçado.

No entanto, ela deveria punir Zeus primeiro, né?

Zeus e Hera - Pintura inspirada por Rubens
Zeus e Hera – Pintura inspirada por Rubens

Os filhos da Deusa Hera

Hera e Zeus tiveram alguns filhos:

  • Ares, o Deus da Guerra
  • Hebe, a Deusa da juventude

Sozinha ela teve Hefesto que, por ser considerado muito feio, era tratado com um certo desdém.

Hefesto se vinga de Hera

Depois de adulto, Hefesto decidiu se vingar de Hera, sua mãe. Para isso ele a presenteou com um trono feito de ouro enfeitiçado. Quando Hera se sentou sobre o trono, ela ficou presa e não conseguiu mais sair.

Ninguém conseguia tirar Hera de lá! Nem Zeus! Zeus então pede para que Hefesto desfaça a magia e liberte Hera, mas ele se nega.

Zeus então envia Dionísio para conversar com Hefesto. Após embebedá-lo, Dionísio pergunta o que ele gostaria em troca da liberdade de Hera. Hefesto responde que deseja ter Afrodite, a mais bela, como esposa.

Ao saber disso, Zeus obriga Afrodite a se casar com Hefesto e Hera é libertada.

Arquétipo da Deusa Hera

Hera é a representação máxima da dignidade, do compromisso, do companheirismo e, por isso, do casamento, mesmo que forjado.

Apesar de seus momentos de raiva, Hera é protetora e desempenha o papel de Grande Mãe que protege e também amamenta os filhos, de todas as mulheres.

Hera também simboliza a nutrição e a força da proteção. Por esta razão, Hera é simbolizada pela vaca.

O nome Hera significa “Nossa Senhora” e nome Hércules vem de Heracles, que significa “Glória à Hera”. Hércules erguia templos em honra à Hera, que o amamentou.

Símbolos de Hera

Os principais símbolos de Hera são a vaca, o leite e o pavão.

Quando associamos Hera à vaca, trazemos esse lado da proteção e nutrição, da amamentação e dos cuidados com os recém nascidos. Hera protege as mulheres, principalmente as grávidas.

Algumas outras Deusas que também tem a vaca como símbolo são:

É dito que Hera amamentou Hércules, mesmo que sem querer no começo. Enquanto ela dormia, Zeus colocou o recém nascido Hércules, filho dele com a mortal Alcmena, para tomar o leite de Hera e ganhar grandes poderes dela (os poderes vem do leite dela!).

Quando Hera acordou e viu que havia uma criança amamentando de seu leite, ela se assustou e retirou o seio com rapidez. O leite que jorrou neste momento criou um caminho de estrelas e deu origem ao que chamamos hoje de “Via Láctea”.

Já o pavão representa a beleza, exuberância e majestade. Todos os atributos de Hera como Rainha dos Deuses e do Cosmos.

A equivalente à Hera na Mitologia Romana é Juno, que também compartilha o pavão como símbolo.

O Amor de Juno e Jupiter reacende após ela colocar o cinto de Vênus - Giulio Bonasone 1546
O Amor de Juno e Júpiter reacende após ela colocar o cinto de Vênus – Giulio Bonasone 1546

FAQ Geral

Quem é a Deusa Hera?

Hera é a Rainha dos Deuses na mitologia Grega. Esposa de Zeus, Hera reina sobre os cosmos.

Quais os poderes de Hera?

Hera é associada aos ventos, chuvas e com a nutrição.

Quais os símbolos de Hera?

Os principais símbolos de Hera são a vaca, o leite e o pavão.

Quem são os filhos de Hera?

Com Zeus, Hera teve Ares e Hebe. Sozinha, ela teve Hefesto.

Hera é a Deusa do quê?

Hera é a Deusa do casamento, das mulheres e protetora de mulheres e crianças.


Obrigado por ler! Visite também meu Canal no YouTube e se inscreva para receber atualizações pelo Telegram ou por Email.

7 comentários em “Hera – A Poderosa Rainha, Deusa Grega das mulheres e do casamento”

Deixe um comentário