A Deusa Inari, também considerada um aspecto de Ukanomitama, é umas das principais Deusas do Xintoísmo no Japão, possuindo mais de mil e duzentos altares e templos dedicados à ela (sem contar os altares caseiros e pequenos encontrados em estradas).
Como a base da cultura e da sociedade japonesa é a plantação de arroz, Inari é a Deusa mais venerada por todos, passando a ser associada à prosperidade em si.
Por isso, ela também é extremamente venerada por comerciantes e pessoas ligadas às indústrias.
A cor vermelha é muito presente no culto a ela, aparecendo em raposas, seu símbolo mais comum, e nos Torii presentes em locais de devoção. Logo, a cor vermelha também representa prosperidade e vida.
Atribuições: Raposas, fertilidade, arroz, chá, saquê, prosperidade e sucesso mundano
Símbolos: Raposa branca/vermelha, foice, saco de arroz e a cor vermelha
Local: Japão
Conteúdo
Deusa Inari – Deusa da agricultura e dos grãos
A Deusa Inari está intimamente ligada ao cultivo de arroz, da agricultura e dos grãos em geral. Ela é representada de diferentes formas, inclusive sendo representada como um senhor idoso carregando sacos de arroz. Sua aparência depende muito das crenças e tradições de cada um, fazendo de Inari uma divindade muito pessoal.
O principal símbolo da Deusa são as raposas e elas são sempre encontradas em pares na entrada de seus templos. Essas estátuas normalmente apresentam algum item em suas bocas ou sob uma pata dianteira, podendo ser, uma moeda ou uma jóia e uma chave, mas também pode ser um ramo de arroz, um pergaminho ou um filhote de raposa.
O principal templo de Inari fica em Kyoto, no bairro Fushimi. O local é muito visitado por turistas e devotos, sendo um dos locais mais característicos do Japão.
Deusa Inari – Deusa da prosperidade
A Deusa Inari também é associada com prosperidade geral, e no Japão feudal era a padroeira de espadachins e mercadores, abençoando os fazendeiros com uma safra fértil todos os anos.
Há um mito que diz que Inari desce de sua montanha todos anos durante a primavera, abençoando as plantações de arroz. Durante esse período, ela assume a forma de uma jovem mulher para dormir com os homens.
Um desses homens percebeu que estava dormindo com a Deusa quando viu uma cauda vermelha e peluda por entre os lençóis, mas não falou nada. Inari recompensou sua discrição dobrando a colheita daquele ano.
Uma das maiories divindades Xintoístas
A Deusa Inari é uma das maiores divindades Xintoístas. De certa forma, todas as divindades relacionadas à agricultura e prosperidade estão relacionadas à Inari.
Dentro do templo de Inari em Fushimi estão imortalizados outros três Kami: Ukanomitama (Deusa dos Grãos e aspecto de Inari), Satahiko (Sarutahiko, líder dos Kami terrestres e marido da Deusa Uzume), Omiyanome (Uzume, Deusa da alegria e esposa de Sarutahiko).
Deusa Inari – Invocação
A Deusa Inari está intimamente ligada ao arroz e à prosperidade. Portanto, uma forma de se conectar com ela para atrair prosperidade para a sua vida é preparando uma refeição com arroz e decorando a mesa com as cores vermelha e branca.
Enquanto prepara o alimento, concentre-se na Deusa e nas bênçãos que ela fornece aos agricultores. Dedique o alimento que está preparando a ela e peça para que a prosperidade e a abundância sejam cultivadas em sua vida!
Antes de comer, faça como os japoneses e agradeça pela comida. Após comer, agradeça também.
Se você tiver convidados para a refeição, presenteie cada um deles com miniaturas de raposas para que eles a levem para casa.
Agradeça a Deusa.
Olá, Amei esse texto, Eu fiquei com dúvida sobre a invocação, Durante a invocação usa-se algum incenso específico a ela??
Não precisa incenso, Jhonathann. Só se você sentir, pela sua intuição, a necessidade de um. O importante é você deixar o ritual fluir.