A Deusa Juno é a Rainha dos Deuses na mitologia Romana. Esposa e irmã de Júpiter, Juno não possui uma origem exata, apenas sabe-se que é uma das divindades romanas mais antigas, possuindo registros que datam do século V a.C..
Ela é a Deusa da união conjugal e da monogamia, sendo fiel ao seu marido, dando-lhe suporte e convicção apesar de Júpiter não lhe tratar da mesma forma. Diversas vezes ela foi traída com Deusas e mortais e teve sua ira provocada, causando as frequentes tempestades relatadas pelos romanos.
Após a chegada da cultura grega houve uma confusão entre os Deuses gregos e romanos e Juno foi rapidamente associada à Hera. Apesar das aparências uma não deve ser confundida com a outra, pois Juno foi uma Deusa importante com sua própria história.
- Atribuições: Deusa do matrimônio, união conjugal, da perseverança e determinação.
- Símbolo: Pavão, coroa dourada, lírio.
- Local: Roma.
O sexto mês do calendário
O mesmo calendário que usamos vigora em grande parte do mundo. Ele descende do primeiro modelo de calendário solar imposto por Júlio César em 46 a.c., onde o sexto mês, “Junho”, foi feito em reverência à Deusa Juno. É daí que vem a superstição de que este é o mês dos casamentos, pois todos os casais que se unissem sob a benção da Deusa teriam muita felicidade e paz durante toda a vida matriarcal.
Na antiguidade eram realizadas diversas festividades durante esse mês para honrar Juno, essas festas eram chamadas “junônias” e com o tempo coincidiram com as festas do catolicismo que comemoravam o nascimento de São João. Para atrair mais fiéis as festividades pagãs não foram extintas, mas lentamente assimiladas. Deu-se então o surgimento das festas juninas como conhecemos hoje.
Invocando Juno
Como uma representante da Deusa Tríplice, Juno também representa a Deusa Mãe da Wicca, a Lua Cheia, e este é o melhor período para um ritual em seu louvor.
Juno é invocada principalmente para auxiliar com problemas no casamento ou na preparação deste, mas estende suas bênçãos a todos que precisem de proteção e força durante um momento difícil.
Itens necessários:
- Um punhado de moedas prateadas (se tiver moedas de prata é melhor)
- Uma pena de ganso
- Vinho tinto ou suco de uva
- Uma tigela ou copo preenchido com 1/3 de água
- Um prato ou uma bandeja
Não é necessário realizar o ritual ao luar, mas é feito preferencialmente durante qualquer dia do período da Lua Cheia. Relaxe e purifique-se como faria normalmente para qualquer outro ritual. Quando estiver pronto entoe o seguinte verso:
Vá jogando as moedas na água uma por uma e tente pensar em qual situação você pede a guia e proteção da Deusa e em quais situações se mostrou forte e digno de recebê-la.
Quando elas acabarem, despeje o vinho/suco na água e medite sobre suas respostas em silêncio.
Sussurre sua gratidão à pena e deixe-a cair na água. Esta pena se torna consagrada com seus desejos, guarde-a como lembrança de suas bênçãos e quando seu pedido se realizar solte-a ao vento.
Tarot da Deusa
Juno é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número V, Juno, representa o Tradição.
Juno teve a honra de ser a protetora, a padroeira do casamento e de outras cerimônias tradicionais de passagem na vida das mulheres. Acreditava-se que esta Deusa romana assistia e protegia todas as mulheres – do primeiro ao último suspiro.
The Goddess Tarot (Official Guidebook)
3 comentários em “Juno – Deusa do matrimônio e da união”