A Deusa Morrigan é uma Deusa Celta de muitos nomes. É a Deusa da Batalha e a Deusa do Ciclo da Vida.
Conteúdo
Quem é Morrigan?
Ela é chamada por vezes de Morrigu, Morrighan ou até mesmo de Morgana. Inclusive acredita-se que ela seja Morgana Le Fay, do mito do Rei Arthur, porém nenhum historiador ainda foi capaz de provar uma ligação entre as duas.
A Deusa Morrigan é associada com o destino, sendo descrita como uma guerreira que tem, sobretudo, o poder de prever o futuro em batalha e o poder de mudar sua forma física. Nesse papel, a Deusa Morrigan aparece como um corvo, que sobrevoa o campo de batalha.
Morrigan é equiparada às Valquírias e às Nornes da mitologia nórdica, sendo guerreiras e seres divinos que interferem no destino, respectivamente.
- Atribuições: Deusa da batalha, da transformação e do destino
- Símbolos: Corvo, coruja e espiral
- Local: Europa
Morrigan – Uma Deusa Tríplice
A Deusa Morrigan é frequentemente descrita como um trio de mulheres irmãs, chamadas Morrígna. Suas integrantes variam de lenda a lenda, mas as ocorrências mais comuns são:
- Badb (uma Deusa Corvo da Irlanda; sobrevoa o campo de batalha);
- Macha (Deusa pré-celta cujo símbolo também é o Corvo e o Cavalo; se alimenta dos cadáveres oriundos da batalha);
- Nemain (Deusa responsável por confundir os guerreiros adversários causando medo e pânico durante a batalha).
Portanto, devido à essa natureza, ela também pode ser considerada Deusa Tríplice. A Deusa Morrigan é uma das principais Deusas Celta e, como característica forte desta cultura, também tem o número três como sagrado.
Deusa do Ciclo da Vida
A Deusa Morrigan é uma Deusa da terra, da água e do céu e acredita-se que seus seios não só nutrem os vivos como também regeneram os mortos. Inclusive há alguns montes em County Kerry, chamados de Da Chich Annan, que dizem terem sido formados a partir deles.
Como membra dos Povos da Deusa Danu (Tuatha Dé Danann), acredita-se que a Deusa Morrigan esteja relacionada a construção de Newgrange, na Irlanda. Dentro da construção estão três celas de pedra, três bacias de pedra e gravuras em espiral.
A Deusa Morrigan é uma Deusa de muitas formas e muitas crenças. Seu símbolo principal, o corvo, é muitas vezes visto como mau agouro em muitas culturas. Entretanto, o corvo não é aquele animal que causa a morte. O corvo é aquele que devora os mortos, transformando-os e dando continuidade ao ciclo da vida.
A Deusa Morrigan é temida pela sua natureza, mas não é considerada uma Deusa da morte, mas sim de transformação.
Em meio às Brumas
A associação da Deusa Morrigan à Morgana Le Fay causa controvérsia devido a diferente natureza das duas. Nas lendas Arturianas, Morgana é descrita frequentemente como uma pessoa vingativa e sedutora que acaba colocando o protagonista em situações de perigo.
Apesar de possuir alguns traços em comum com Morgana, a Deusa Morrigan não é uma divindade que procura vingança e muito menos causa discórdia. A semelhança entre as duas está no nome e, embora as raízes dos nomes sejam diferentes.
Invocação
Podemos nos conectar com a Deusa Morrigan quando precisamos enfrentar ferozmente algum obstáculo em nossa vida. Para isso podemos montar um altar que simbolize o ciclo da vida e sua forma tríplice.
Escolha símbolos que representem o início da vida como sementes ou imagens que representem o início do momento pelo qual você esteja passando. Escolha também símbolos que mostram o desenvolvimento desta vida e a maturidade, como uma flor ou o algo que represente seu momento.
Também coloque símbolos que representem o fim e o recomeço, como galhos ou folhas secas, por exemplo.
Ofereça este altar à Deusa Morrigan e peça para que ela ajude você a enfrentar o obstáculo que está em seu caminho com toda sua força e poder.
Deixe o altar montado até que tenha superado o obstáculo.
Todos os dias agradeça à Deusa e procure conhecer mais sobre ela, suas façanhas e suas aventuras.
Música para a Deusa Morrigan: Trismegistia – Little Crow
A música Little Crow, do projeto de música Pagã Trismegistia, foi feita em honra à Deusa Morrigan. A letra da música fala sobre o momento em que ouvidos o chamado da Deusa, nos reconectamos com a natureza e com a magia que está dentro de cada um de nós.
Abaixo você pode ver o video de Little Crow:
Sinto uma conexão muito grande com Morrigan. Queria comprar uma estatueta dela, mas uma amiga aconselhou a não adquirir, falando que trará desavenças. Isso seria verdade?
Oi, Gabrielle! Diga pra sua amiga parar de besteira huahuahau
Se você sente essa conexão com Morrigan, faça tudo o que vier à sua intuição. Se você desejou ter uma estatueta para aumentar/melhorar essa conexão, siga em frente.
E não se assuste se essa amiga se tornar a desavença :xxxx