Honrada todo ano quando o outono chegava, a Deusa Pomona era a responsável pela transformação das flores em frutos na antiga Roma. Tipicamente ela é representada como uma jovem mulher com frutas e uma faca de poda nas mãos.
Quem é Pomona?
Cortejada por vários Deuses da fertilidade, incluindo Pan, Priapus e Silenus, Pomona recusou todos. Ela casou-se com o Deus Vertumnus, que veio a conhecê-la enquanto estava disfarçado como uma senhora idosa e assim ganhou sua confiança.
Ela e seu marido são listados entre os Numina, espíritos guardiões da humanidade na mitologia Romana. Essa Deusa e seu marido eram responsáveis pela frutificação dos pomares e pelos jardins em geral.
Sua importância era tão grande que ela possuía seu próprio sacerdote, chamado de Flamen Pommonalis e um bosque sagrado à Deusa foi chamado de Pomonal, localizado não muito longe de Ostia, o antigo porto de Roma. Lá era realizado um festival dia 1º de Novembro em sua homenagem.
- Atribuições: Deusa dos jardins, pomares e das frutas.
- Símbolo: Faca de poda, frutas em geral (especialmente a maçã)
- Local: Roma
Pomona é uma Deusa obscura cujos detalhes e muitos mitos foram perdidos com o tempo, mas não sua devoção.
Ao contrário da maioria dos Deuses e Deusas do panteão romano, ela não possui uma contraparte grega, apesar de possuir algumas associações com Deméter.
Na cultura pop, uma professora dos livros de Harry Potter chama-se Pomona Sprout, ela dá aula de Herbologia e ensina o cultivo de diferentes espécies de plantas.
Invocando Pomona
A Deusa Pomona é simbolizada pelas frutas e não pelas flores. Com isso podemos notar que sua energia se assemelha mais com as faces Mãe e Anciã da Deusa Tríplice, apesar de sua aparência jovial. As frutas são alimentos que nos dão prazer, nos alimentam e, uma vez retiradas das árvores, podem ser guardadas e consumidas após um tempo. Elas são resistentes, fortes e cheias de vida!
Pomona era cultuada durante o Outono e isso mostra mais uma vez que sua energia não está associada a face Donzela e com o florescer da primavera.
Uma forma de se conectar com Pomona é durante os períodos de finalização e transição de sua vida. Por exemplo, ao encerrar um projeto e se preparar para algo novo; ao finalizar um contrato de locação e se preparar para a mudança de endereço; ao terminar os estudos e partir para uma nova etapa e etc.
Um ritual simples que simbolizará esta transição pode ser feito com uma maçã para simbolizar Pomona. Fique em um lugar tranquilo e relaxe.
Peça para que a Deusa Pomona se faça presente através da maçã. Fatie a maçã em pedaços visualizando o passado e tudo o que foi concluído. Visualize os acertos, os erros, as lições… Separe as sementes e coma os pedaços da maçã. Agora devolva estas sementes à Deusa, plantando em algum bosque. A energia da Deusa estará com você nesta nova etapa e garantirá frutos ao longo do caminho.
1 comentário em “Pomona – Deusa dos jardins e das frutas”