Rhiannon – Deusa dos cavalos e do Outro Mundo

A rainha das fadas, Rhiannon, é uma grande Deusa na mitologia da antiga Bretanha. Ela é uma divindade que usa seus poderes para o amor próprio e o para os outros, fazendo os corações brilharem como um exemplo de amor verdadeiro e beleza.

Rhiannon A Deusa Celta que viaja pelos mundos

QUem é Rhiannon?

Rhiannon é associada com Epona, a Deusa Égua galesa.

Além disso, ambas provavelmente se derivaram da antiga Deusa Celta Rigatona, mas infelizmente as histórias dessa última Deusa estão perdidas para nós, impossibilitando uma aproximação com fundamento histórico.

Ela aparece predominantemente nos capítulos 1 e 3 do Mabinogion, uma narrativa galesa medieval que cresceu a partir dos antigos mitos de divindades Celtas, marcando presença entre esses textos mais antigos da literatura britânica.

Rhiannon é altamente inteligente, politicamente estratégica e também famosa por sua riqueza e generosidade.

Dizem que é sempre acompanhada por três pássaros, que possuíam o poder de encantar os vivos e acordar os mortos.

Sua história original é contada principalmente no primeiro capítulo do Mabinogion.

Ilustração da Deusa Rhiannon
  • Atribuições: Deusa dos cavalos, dos pássaros, dos encantamentos, do instinto, da fertilidade, do submundo e da morte
  • Símbolos: White horses, fairies
  • Local: Europa

Rhiannon vem para o nosso mundo

Nela aprendemos que Rhiannon é uma filha do senhor do “outro mundo”, Hefaidd. Porém, ela escolhe Pwyll, príncipe de Dyfed (oeste do País de Gales) como consorte, ao invés de escolher alguém “igual a ela”, como pretendido pela sua família.

Ao ter conhecimento da escolha do marido da Deusa, seu pai lançou-lhe uma maldição que a deixou estéril. Rhiannon não poderia jamais ser mãe normalmente, então recorreu a um encantamento que a permitisse engravidar.

Foi então que o herdeiro de Dyfed foi concebido.

Contudo, ele foi raptado por um espírito malevolente na mesma noite do seu nascimento.

As seis donzelas responsáveis por cuidar da criança, com medo de serem acusadas do desaparecimento, mataram um cão e esfregaram o sangue e as vísceras dele nas vestes de Rhiannon para que acreditassem que ela havia devorado o filho.

Nisso, seu marido, o rei, impôs-lhe um castigo e durante todo o período castigada a Deusa se manteve digna e em silêncio, sem jamais acusar outra pessoa por não ter provas.

Por sorte ou destino, um senhor chamado Teyrnon encontrou o menino desaparecido e cuidou dele.

Após crescer numa velocidade sobrehumana, o menino foi reconhecido como filho de Rhiannon e Pwyll.

O castigo da Deusa foi retirado e a criança foi entregue à família.

Símbolo do sol

O cavalo, normalmente, é um símbolo solar, representando em várias lendas a força que leva o astro por através do céu. Muitas divindades têm esse animal como montaria, sobretudo na cultura Celta, onde a equitação era muito forte entre o povo.

Esse animal, portanto, é mágico e misterioso, ligado também às trevas através da Deusa Rhiannon, representantes do balanço do universo.

Proteção contra espíritos ruins

Uma tradição Celta ainda viva hoje em dia é fixar uma fita vermelha cheia de nós nas roupas dos bebês, evitando assim que espíritos ruins os sequestrem.

Este tipo de proteção também pode ser usado por adultos.

Em conjunto com a fita vermelha, é muito comum utilizar nomes mágicos e/ou apelidos a recém nascidos, a fim de nunca revelar seus veradeiros nomes, dificultando o acesso de tais ameaças.

Invocando Rihannon

Rhiannon é uma Deusa muito invocada quando se está com incerteza sobre determinado assunto. Ela aparece para que nosso instinto possa ser trabalhado e assim evitar dor e sofrimento futuro.

Aprendendo a confiar no próprio instinto também é um jeito de homenagear a Deusa. A maneira ideal de se trabalhar uma incerteza é transformá-la em questionamento, para assim obter respostas e direções. Para que suas dúvidas cessem, você pode fazer um ritual durante a Lua minguante, em um sábado, pois o número 7 é sagrado à essa Deusa.

Itens necessários:

  • Roupa branca
  • Incenso de alfazema ou violeta

Este ritual consiste de alguns minutos de meditação durante o dia. Certifique-se de vestir a roupa branca, assim como a Deusa, durante o dia todo. Acenda um incenso sempre que sentir-se perdida(o), pedindo direções à Rhiannon e fazendo um auto questionamento sobre a situação.

A Deusa há de aguçar seus instintos para que siga na direção certa, mas cabe a você segui-los.

Tarot da Deusa

Deusa Rhiannon - The Goddess Tarot
Deusa Rhiannon – The Goddess Tarot

Rhiannon é uma Deusa presente no Tarot da Deusa. A carta número VII, Rhiannon, representa o Movimento.

Acredita-se que a Deusa cavalo britânica Rhiannon aparece para os seus seguidores montando um cavalo branco sobrenatural. Desta forma Rhiannon simboliza a incessante força de movimento que puxa toda a vida com ela.

The Goddess Tarot (Official Guidebook)


Obrigado por ler! Visite também meu Canal no YouTube e se inscreva para receber atualizações pelo Telegram ou por Email.

1 comentário em “Rhiannon – Deusa dos cavalos e do Outro Mundo”

Deixe um comentário