Hécate – Deusa das bruxas e dos caminhos

Hécate - Deusa das bruxas e dos caminhos | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
  • Atribuições: Deusa das bruxas, dos caminhos, das passagens, protetora do lar.
  • Símbolo: Par de tochas, cachorros, chaves e adagas.
  • Local: Grécia.
Estátua de Hécate em um de seus templos

A Deusa Hécate é a única dos antigos titãs que manteve sua autoridade quando os Deuses tomaram o universo para si. Ela tem poder sobre a terra, mar e submundo e sempre foi honrada pelas divindades. Além disso possuía prestígio exclusivo de Zeus, que lhe deu o poder de conceder ou negar desejos à humanidade.

Hécate possui muito em comum com a Deusa Mãe da Wicca pois também é uma Deusa Tríplice. Ela é representada ora com três corpos, ora com três cabeças humanas (ou uma de serpente, bode e cavalo/vaca). Possui em suas mãos um par de tochas ou uma chave e uma adaga e em suas testas tiaras com a Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. Hécate sempre está acompanhada de três cães ou de Cérberus, o cão de três cabeças.

Sendo capaz de olhar em três direções diferentes, essa Deusa é capaz de ver o destino: o passado que interfere no presente e que poderia prejudicar o futuro. Por sua relação com encantamentos, feitiços (sobretudo com ervas medicinais) e com a noite, os magos e bruxas da antiga Grécia se tornavam seus grandes devotos.

Hécate espalhava benevolência entre as pessoas, concedendo graças a quem as pedia. Dava prosperidade material e política, vitória nos jogos e batalhas, peixe abundante para os pescadores e gado saudável para o pastoreio. Em troca, os moradores colocavam estátuas da Deusa na entrada das cidades e das casas e ao cair da noite deixavam alimento para seus cães na soleira da porta das casas ou em encruzilhadas em Y.

Acredita-se que ela patrulha as estradas em noites de Lua Nova recolhendo os mortos e surpreendendo os viajantes, sempre acompanhada de cães, espíritos e fantasmas. Hécate nunca pode ser vista e sua presença só é sabida pelos latidos ouvidos ao longe.

Hécate guiou a Deusa Deméter durante a noite em sua busca por Perséfone.

Hécate: Deusa das Mudanças

Hécate está presente nos momentos de necessidade e quando nos libertamos do passado que nos persegue. Ela também nos ajuda a encontrar um novo caminho através de novos começos e nos auxilia a pensar de maneira correta apesar da confusão das ideias, da flutuação dos nossos humores e das incertezas quando enfrentamos as inevitáveis mudanças de vida.

Hécate por William Blake - 1975 | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Hécate por William Blake – 1975

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify

Hounds of Hekate – Trismegistia

Veja o clipe da música Hounds of Hekate de Trismegistia:
Trismegistia - Hounds of Hekate

Invocando Hécate

Sendo uma deusa tríplice, rituais na Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante podem ser feitos em clamor à Hécate, porém é na Lua Negra que seu poder se faz supremo e capaz de enormes mudanças.

Não é recomendado fazer nenhum ritual nessa fase sem ter certeza absoluta do que se pede.
O ritual abaixo pode ser feito quando você está “sem rumo” em sua vida, sem saber qual caminho tomar e o que fazer.

Itens necessários:

• 1 vela preta (para a mudança)
  • 1 vela branca (para clarear as dúvidas)
  • 1 vela amarela (para iluminar o caminho)
  • Incensos (opcional, pode ser de absinto, mirra, sândalo ou noz moscada)
  • Pode também usar adagas rituais ou chaves como símbolo da Deusa para atraí-la e agradá-la

Em uma noite de lua negra, por volta da meia noite vá a algum lugar calmo que possa refletir em paz.
Disponha as velas e os incensos (se estiver usando) em círculo. Acenda os incensos e em seguida a vela branca. Pense sobre o que você quer pedir à Hécate, tome o tempo que precisar pois precisará de clareza total da mente.

Invoque a Deusa pelo seu nome, agradecendo pela ajuda recebida. Acenda a vela preta e faça seu pedido, detalhando bem o que está acontecendo. Por último acenda a vela amarela e peça à Hécate que ilumine seu caminho, afastando as sombras com a luz de sua tocha, removendo os empecilhos e transformando os resíduos do passado em novos estímulos.

Ao final agradeça novamente, as sobras do ritual podem ser enterradas ou descartadas em água corrente.

Lembre-se de que Hécate não moldará o destino da maneira que você desejar mas realizará mudanças para que você siga pelo caminho correto e tome as decisões certas.