Hel – Deusa do Reino dos Mortos

Hel ou Hela é considerada uma Deusa da Morte na Mitologia Nórdica e é a filha mais velha da giganta Angrboda com o Deus da Trapaça, Loki.

Irmã de Fenrir e Jörmungandr (a serpente  que segura o mundo), ela é vista por muitos como uma divindade indiferente às preocupações dos vivos e dos mortos.

Seu mito conta que é ela quem julga todas as almas que passam por Helheim (reino de Hel) submundo nórdico onde a Deusa mora. O local é visto como uma terra bela, mas escura e com muito gelo.

Sua natureza é muito debatida e ela é vista por muitos como “malvada” sem a devida consideração. Hel não é boa nem má, ela possui um papel a ser prestado e o faz com maestria.

Hel a Deusa Nórdica do Submundo
  • Atribuições: Rainha e governante do mundo dos mortos (Helheim)
  • Símbolo: Runa Hagalaz, crânios, corvos
  • Local: Escandinávia

Hel na Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, a morte é vista como algo natural e não assustador. Faz parte do ciclo natural da vida. Hel é responsável por receber e julgar os espíritos de todos que não tenham perecido em batalha, e de acordo com seus feitos em vida, encaminhá-los a um dos nove níveis de Helheim, que vão de locais paradisíacos a horrorosos.

O nome da Deusa Hel significa “escondida”, em nórdico antigo, e esse nome pode remeter à sua aparência. Ela é descrita como possuindo metade do corpo sendo uma bela mulher de cabelos longos, e a outra metade sendo um esqueleto.

Por vezes é descrita como sendo metade viva e metade morta. Devido a essa aparência ela foi enviada para governar Helheim. Os outros Deuses alegavam desconforto ao observá-la.

A morte de Baldr

Uma das poucas lendas sobreviventes que a Deusa possui grande papel, é a da morte de Baldr (ou Baldur), Deus nórdico da luz e filho da Deusa Frigga.

Ela conta que Loki, pai de Hel, enganou e usou o deus cego Hodr, irmão de Baldr, o fazendo matar Baldr com uma flecha (ou lança em algumas versões) feita de visco, a única fraqueza de Baldr.

Seu espírito foi para Helheim. Hermodr (mensageiro dos Deuses) voluntariou-se para ir falar com a Deusa no submundo e trazer Baldr de volta. Odin emprestou-lhe seu cavalo de seis patas, Sleipnir e, com ele, o Deus pulou os portões de Helheim.

Ao encontrar Hel, suplicou-lhe que devolvesse a vida de Baldr, e a Deusa concordou em fazê-lo, porém todas as criaturas deveriam lamentar sua morte para que isso acontecesse. Baldr saiu pelo cosmos para que todos lamentassem a morte de seu irmão, mas uma giganta chamada Thokk não o fez, impedindo que Baldr fosse ressuscitado. Thokk, presumidamente, era Loki disfarçado.

Além do túmulo

Hel governa o mundo além da vida, outro plano de existência. Seu papel e aparência lhe concederam uma fama de ser uma entidade cruel e a ignorância a tornou como forma de assustar crianças e de fazer adultos “trilharem um caminho mais virtuoso” ao invés de seguirem com o livre arbítrio. Em sua essência, como já dito, ela não é boa nem má, apenas justa, assim como a Deusa Nyx, por exemplo. Por vezes pode ser comparada à Deusa Kali.

Hel se encontra em uma posição privilegiada como guardiã e governanta de todos os espíritos que não caíram em batalha, um papel semelhante ao da  Deusa Néftis na cultura egípcia.

Devido a seu papel, não é raro que praticantes do xamanismo ou outras vertentes peçam sua ajuda para entrar em contato com os espíritos dos mortos através de sonhos ou projeção astral. É uma prática usada para aprendizado ou divinação.

Relatos dizem que, se ela estiver disposta a ajudar, aparecerá em um sonho ou uma visão e lhe estenderá sua mão de esqueleto para que seja beijada. Isso é um teste para julgar aqueles que são dignos de assistência, pois aceitar as deformidades alheias é um sinônimo de amizade e respeito.

Hel pode ser interpretada como uma Deusa Tríplice, sendo a face Anciã, Devoradora ou Negra das Deusa Freyja (Donzela) e da Deusa Frigga (Mãe).

A palavra inferno em inglês, “hell”, é derivada do nome da Deusa.

Hel na cultura pop

Hel é uma personagem jogável no jogo online Smite. A personagem é bem fiel ao mito da Deusa, sendo descrita como guardiã e julgadora dos mortos, a que decide quem renasce ou não.

Ela possui duas formas, sendo a primeira uma mulher loura com habilidades de cura e segunda uma representação mais perversa, sendo uma mulher com longos cabelos negros e habilidades orientadas ao ataque.

A Deusa também é um demônio recorrente na série Shin Megami Tensei, sendo a única capaz de domar o dragão Nidhoggr.

Invocando Hel

Hel é a Deusa que julga a alma dos mortos e escolhe o destino de cada uma. Trabalhar com a energia desta Deusa é algo bastante denso, porém recompensador.

Você pode invocá-la para que ela julgue as suas atitudes perante alguma situação ou pessoa. Ou seja, esteja preparada(o) para enfrentar o julgamento da Deusa.

Faça este ritual durante a Lua Nova.

Itens necessários:

• Incenso de cravo ou de alecrim
  • Copo com água bem gelada
  • Caderno e caneta para anotar os sonhos

Antes de dormir acenda um incenso de cravo ou de alecrim. Coloque um copo com água BEM gelada ao lado da cama (se tiver um criado mudo, coloque em cima dele).

Deite-se de barriga para cima e de preferência não se cubra. Concentre-se na Deusa e diga que está preparada(o) para ser julgada e pronta(o) para colocar em prática o que for necessário para mudar a situação.

Preste bem atenção nos sonhos (lúcidos ou não) que tiver. Esforce-se para anotar o máximo de detalhes de cada um deles.

Ao acordar despeje a água em algum lugar na natureza. O ideal é em algum rio ou lago, mas como nem todos temos acesso, podemos despejar em alguma planta ou jardim.

Na noite seguinte, leia os sonhos anotados e tente decifrá-los, pois alguns (ou todos) serão mensagens enviadas pela Deusa Hel. Aceite-os.