Lemegeton – O Grimório de Salomão

Share the love

Lemegeton - O Grimório de Salomão | Magia, Bruxaria, Paganismo e Wicca
Read it in English!

Já falamos aqui no site sobre magias de invocação em geral. Este tipo de magia permite que a pessoa invoque seres, espíritos ou energias para que elas realizem determinados trabalhos ou desejos. Dentre as diferentes formas conhecidas para trabalhar com invocações, estão as formas citadas no Grimório do Rei Salomão conhecido como Lemegeton – A Chave Menor de Salomão (Lemegeton – The Lesser Key of Solomon). Este grimório composto por 5 livros (4 de acordo com alguns pesquisadores) cataloga todos os nomes, ofícios, ordens e selos de todos os espíritos com os quais o Rei Salomão entrou em contato.

ATENÇÃO

O CONTEÚDO DO LEMEGETON NÃO É BRINCADEIRA E NENHUMA INFORMAÇÃO CONTIDA NO LIVRO DEVE SER UTILIZADA APENAS POR DIVERSÃO.

Detalhe da arte cerimonial em comandar espíritos bons e maus (The Lesser Key of Solomon - Joseph H. Peterson)
Detalhe da arte cerimonial em comandar espíritos bons e maus (The Lesser Key of Solomon – Joseph H. Peterson)
Traduzido através de diversos manuscritos, o grimório Lemegeton é basicamente um manual sobre como invocar os espíritos para que eles possam trabalhar por você. Diz-se que fora através dos demônios contidos no primeiro livro, Goetia, que o Rei Salomão obteve grande reconhecimento e fama. Uma informação importante a ser notada é que Salomão foi rei em Israel no século X AEC e no século I AEC é explicado no Testamento de Salomão como ele construiu seu templo dedicado a Deus (YHWH) comandando demônios com a ajuda de um anel dado a ele pelo arcanjo Miguel.

 

Lemegeton – Os 5 livros

Livro I – Goetia

A primeira parte do grimório é chamada de Goetia. Palavra de origem grega que significa “feitiçaria”. Nesta seção estão todos os 72 demônios com os quais Salomão teve contato. A Goetia contém os espíritos considerados “maus” e ficou amplamente popular no início do século XX quando o mago ocultista Aleister Crowley publicou a primeira tradução em inglês e ilustrada do livro.

Livro II – Theurgia-Goetia

Link em breve
A segunda parte do grimório é chamada de Theurgia-Goetia. Nesta seção encontra-se os 31 espíritos que misturam qualidades boas e más. Todos eles são “etéreos” e possuem diversos outros espíritos sob seus comandos.

Livro III – Ars Paulina

Link em breve
A terceira parte do grimório é chamada de Ars Paulina e tem foco nos anjos do dia e da noite, bem como os anjos associados aos signos dos zodíaco. São 24 anjos na primeira parte, um para cada hora do dia, mais 12 anjos na segunda parte, um para cada signo do zodíaco e mais diversos outros para as combinações de signos e ascendentes.

Livro IV – Ars Almadel Solomonis

Link em breve
A quarta parte do grimório é chamada de Ars Almadel Solomonis mostra como invocar os anjos superiores das “Quatro Altitudes”. Cada Altitude é uma direção: Leste, Oeste, Norte e Sul; e cada uma delas é subdividida em 3 seções, totalizando assim 12 seções e um anjo em cada uma delas com diferentes características.

Livro V – Ars Notoria (ou Ars Nova)

Link em breve

A quinta e mais antiga parte reúne orações, notas e conhecimento trazido à Salomão através do arcanjo Miguel. De acordo com Mitch Henson, esta seção não se encaixa como um “quinto livro” uma vez que não existe um livro com este nome, mas sim uma coleção de manuscritos similares usados como talismãs para aumentar a habilidade do praticamente de magia, ajudar na memorização e etc. Como Ars Notoria não cataloga espíritos, ela não se encaixa perfeitamente com os 4 livros anteriores.

A Chave Menor de Salomão

Você tem conhecimento sobre este grimório? Já praticou alguma das invocações citadas nos livros? Compartilhe sua experiência conosco!


Share the love

Deixe uma resposta