Maria – Deusa dos milagres e da maternidade

Share the love

Maria - Deusa dos milagres e da maternidade | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa Mãe e dos milagres
  • Símbolo: Coroa, manto, coração, rosário
  • Local: Europa cristã
Maria - Nossa Senhora Aparecida

Após a cristianização das religiões pagãs, as características que conseguiram sobreviver foram transformadas para serem adaptadas à nova religião. Vemos isso em feriados ao longo do ano como a Páscoa, transformação do Sabbat Ostara, e o Natal, transformação do Sabbat Yule, por exemplo. Mesmo com todo o esforço da igreja católica em apagar as memórias pagãs e centralizar toda a atenção em Jesus, temos uma figura presente na religião que traz em si a essência feminina e mantém viva a imagem da Deusa, além de possui um mito recorrente no paganismo: a Mãe Maria.

Maria era uma camponesa humilde que recebe, através do anjo Gabriel, uma mensagem de Deus avisando que ela seria a mãe de seu filho, Jesus. Maria milagrosamente engravida, mesmo sendo virgem, e dá à luz a Jesus. Apesar de ser sempre chamada de “Virgem Maria” e não de “Deusa Maria”, Maria encorpora aspectos de Deusas como Ísis que engravida e dá a luz a Hórus, também no solstício de inverno, sem ter relações sexuais com Osíris; e também da Deusa Tríplice, uma vez que Maria é mãe de Jesus, representante do Deus Sol e o termo “virgem” pode ter sido mal interpretado durante os séculos, tendo mais sentido se pensado como uma face da Deusa antes de se tornar Mãe.

Nossa Senhora de Aparecida

Ao longo dos mais de dois mil anos da era atual é dito que Maria fez diversas aparições em diferentes locais do mundo sendo uma das mais famosas a aparição em Fátima, Portugal, onde ela apareceu para três crianças e as revelou três terríveis profecias.

A outra aparição também muito famosa ocorreu aqui no Brasil enquanto pescadores pescavam, fora de época, os poucos peixes no Rio Paraíba, estado de São Paulo. Quase desistindo da pesca, os pescadores lançaram mais uma vez a rede e pescaram o corpo de Maria sem a cabeça. Ao lançar novamente encontraram a cabeça. A partir deste momento o rio ficou cheio de peixes e a pesca foi tão farta que mal conseguiam navegar. No local foi construído o maior santuário católico no Brasil onde milhões de fiéis visitam durante o ano para receberem milagres.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify

 

Invocando Maria

Lembrete:

Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.

A forma mais tradicional de entrar em contato com Maria é através da oração Ave Maria. Pode-se também rezar o rosário, instrumento católico, tanto publica quanto individualmente:

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Maria pode ser invocada em momentos onde precisa-se de aconchego, em momentos difíceis ou quando espera-se um milagre.


Share the love

Deixe uma resposta