Neste por da série A Magia da Vida vamos falar sobre o que é respeito. Como respeitar sem esperar ser respeitado?
Enquanto era criado pelos meus pais, fui sendo educado e ensinado a respeitar todas as pessoas, as suas idéias e as suas opiniões. Além de também respeitar todos os animais, a flora, a água, o ar, os edifícios, as instituições e os objetos. Neste texto falarei sobre a Magia do Respeito.
Creio ter sido esse um excelente modo de ser educado, contudo, desde minha tenra idade até pouco tempo atrás, erroneamente cheguei a acreditar que, pelo simples e prazeroso fato de respeitar tudo e todos eu seria igualmente respeitado. Ledo engano.


Respeitar não significa, de forma alguma, ser respeitado em retorno. Respeitar significar ter o cuidado de não ferir, de não ofender, de não magoar, de não machucar o outro; de não magoar aquele ou aquilo que está fora de você.
Mas por que só o outro? Nesse meu modelo de educação não foi incluída a informação valiosa de que o respeito começava por mim mesmo. Muitos anos depois aprendi, à duras penas, que se eu não me respeitasse como indivíduo eu não iria ter o respeito dos outros. E isso inclui o direito de não permitir abusos e de impor limites quando minha integridade, minha saúde física e emocional fossem ameaçadas.
Ter consideração pelo que o outro pensa ou pelo que as outras coisas representam significa que não temos o direito de magoar nem de ofender ninguém, muito menos quebrar, destruir ou danificar nada, incluindo sempre a nós mesmos!
Concordar com a proximidade e até com o toque do outro, ou mesmo dizer não quando se quer dizer não, e determinar até onde os outros podem avançar em direção ao meu espaço individual e minha própria individualidade são fundamentais para sentir-me bem e ser respeitado.
O que é respeito? O que é gentileza?
Quando lidamos com os outros e os outros estão lidando com a gente é sempre de bom tom lembrar que gentileza gera gentileza e esta é uma das bases da Magia do Respeito. Isso é respeito.
E isso é muito bom quando a utilizamos com a gente também. Ser gentil consigo próprio cria uma aura de respeito próprio e você, sinceramente, só pode ofertar daquilo que tem. Seja gentil consigo e então você conseguirá transbordar gentileza.

A empatia (estarmos sensibilizados pela realidade do outro, colocando-nos sob a pele do outro) é uma excelente aliada dos bons modos quando lidamos com tudo que está fora da gente e com todos os seres e coisas. Já a resiliência (a capacidade de lidarmos com nossos próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão) é uma excelente aliada dos bons modos quando estivamos lidando com nosso próprio eu.
Mas e quando passamos por situações nas quais somos desrespeitados e mesmo assim ficamos esperando o respeito e a consideração dos outros?
Nessas situações em especial estaremos perdendo tempo e uma grande oportunidade de aprendermos uma lição: Não devemos esperar nada de ninguém. É injusto esperarmos de alguém algo que este alguém não tenha pra nos dar e isso inclui educação e respeito.
Trate a si e aos outros com educação, com respeito. Aprenda a ouvir a si mesmo e ao que os outros têm a dizer. Seja positivo. Valorize-se. Seja gentil. Respeite seus limites e os dos outros. Confie na sua intuição. Ame-se e vá atrás daquilo que é realmente importante para a sua vida. Essa é a melhor forma de se respeitar e conseguir ser respeitado pelos outros.

Por fim, o que é respeito quando alguém continua lhe desrespeitando? Ele não existe e a pessoa não irá demonstrar, pois não o conhece. Portanto, afaste-se. Essa é uma boa técnica para respeitar a si mesmo, acima de tudo.