Oxalá (também chamado de Obatalá, Oxaguiã, Orixanlá ou Oxalufã) é um dos mais antigos Orixás da Mitologia Iorubá e é conhecido como o Rei de todos. Ele criou o mundo que conhecemos e também criou os seres humanos. Neste artigo, contarei algumas de suas histórias mais populares e você aprenderá sobre seus símbolos, como fazer uma oração por ele e o que ele gosta de receber como oferendas.
Ele veste roupas brancas e às vezes é retratado como um homem de pele branca também. Ele protege todos os deficientes físicos e também os albinos.
É venerado em religiões afrodescendentes como a Santeria, a Umbanda e o Candomblé.
Conteúdo
- Como Oxalá criou o mundo?
- Oxalá cria os humanos com a ajuda de Nanã Buruquê
- A criação da morte
- Exú encontra quase todas os pedaços de Oxalá
- Filhos e filhas de Obatalá
- Como Oxalá se tornou o Rei dos Orixás?
- Como Oxalá perdeu a cor de sua pele?
- Símbolos de Oxalá
- Características dos filhos de Oxalá
- Oração a Oxalá
- Oferendas para Oxalá
- Oxalá significa…
- Oxalá no jogo de búzios
Como Oxalá criou o mundo?
De acordo com as crenças Iorubá, no início havia apenas água. Esta água não era a água que conhecemos hoje. Era uma água sem vida. Os primeiros Orixás já existiam e viviam acima desta água, no céu. Podemos imaginar que eles viviam em um “plano celestial” e podiam visitar o local das águas descendo por uma teia de aranha.
Então eles faziam isso por diversão. De vez em quando, os Orixás desciam para brincar neste espaço aquático e depois voltavam pro céu.
Um dia, Olorum decidiu que era hora de fazer algo a mais naquela água. Então ele teve uma ideia e ordenou que Oxalá (Orixanlá) a executasse. A ideia era criar terra firme para que os Orixás pudessem caminhar nesta terra.
Ele recebeu uma concha cheia de terra (ou areia), um pombo e uma galinha de cinco dedos. Ele então desceu do céu e depositou a terra sobre a água. Em seguida, colocou o pombo e a galinha sobre ela e ambos começaram a espalhar a terra sobre a água.
A terra havia sido criada! E esta terra foi chamada de Ifé (grande morada).
Em uma outra versão, Olorum é considerado o Orixá do Céu e Olokum é a Orixá do Oceano. No começo, apenas os dois existiam (esta é uma característica comum em outras histórias da criação, como Gaia e Urano na Mitologia Grega ou Nut e Geb na Mitologia Egípcia).
Os dois tiveram dois filhos: Obatalá (Oxalá) e Odudua.
Então, Obatalá foi instruído por seu pai a criar terras sobre as águas de sua mãe.
Já escrevi sobre isso na página principal sobre a Mitologia Iorubá e os Orixás.
Oxalá cria os humanos com a ajuda de Nanã Buruquê
Uma vez que o mundo estava completo e cheio de natureza e animais, a próxima tarefa confiada a Oxalá foi a criação de pessoas que pudessem viver e aproveitar o mundo também.
Ele tentou várias vezes, mas falhou em todas elas. Ele tentou criar humanos do ar (seu próprio elemento), mas eles desapareceram. Então, ele tentou criar humanos de madeira, mas eles eram muito rígidos e não podiam se mover. Ele tentou diferentes elementos e materiais, mas nenhum deles funcionou.
Foi quando Nanã Buruquê apareceu e ofereceu um pouco de lama. Nanã mora na lama, então ela estava trazendo um pedaço de sua própria casa. Ele aceitou a lama de Nanã e deu início à criação dos humanos. Funcionou! Ele ficou maravilhado com sua criação! No entanto, Nanã fez um acordo com ele e disse que poderia oferecer um pouco mais de lama se pudesse ficar com os humanos assim que morressem. Ele aceitou o acordo e por isso os humanos voltam para a lama quando morrem. Eles vão para os cuidados de Nanã.
Escrevi mais sobre isso no artigo Orishas and the Balance Between Life and Death for Folklore Thursday (em inglês).
A criação da morte
Em uma outra história, Oxalá é quem criou a morte. Segundo essa história, ele criou os humanos e eles eram imortais, assim como os Orixás. Porém, com o passar do tempo, os humanos pararam de fazer oferendas aos Orixás e passaram a se considerar tão poderosos quanto seus criadores.
Ele era sábio e calmo, mas também podia ficar com raiva. E ele ficou bravo! Ele não podia permitir que sua criação acreditasse que eles eram seres superiores! Então ele teve uma ideia: e se os humanos pudessem viver apenas por um tempo específico? Foi quando ele criou Ikú, ou a morte como a conhecemos.
Ikú tornou-se responsável por tirar a vida humana, porém, Ikú não podia escolher quando agir. Oxalá decidiu limitar o poder de Ikú e confiou a Olorum, seu pai e o céu, a escolha de quando Ikú teria permissão para agir. Assim, só Olorum sabe quando uma pessoa vai morrer e então Ikú vai e faz o serviço.
Exú encontra quase todas os pedaços de Oxalá
Exú e Oxalá têm uma relação próxima em muitas histórias. Exú é geralmente descrito como seu principal ajudante e até é dito que Exú aprendeu tudo o que sabe com ele. Há uma história que conta como Oxalá foi esmagado e teve seu corpo partido em milhares de pedaços. Exú é quem procura e encontra quase todas essas peças para trazê-lo de volta à vida.
A história começa quando Oxalá encontra um servo para cultivar sua terra. Este servo faz um trabalho excepcional e a terra fica rica e próspera com diversos tipos de alimentos. É tão bonito que muitas pessoas sentem inveja dele.
Um dia, enquanto ele caminhava lentamente com sua bengala, algumas pessoas más jogaram uma grande pedra nele. Esta rocha esmagou seus ossos e o partiu em milhares de pedaços. Oxalá se foi deste mundo.
Olorum, seu pai, viu o acontecimento e ordenou a Exú, ajudante e mensageiro de Oxalá, que procurasse esses pedaços por todo o mundo. Exú parte em uma missão para encontrá-los e consegue. Ele encontra quase todos os pedaços e os traz de volta para Olorum, que usa sua magia para trazer Oxalá de volta à vida.
Os pedaços que faltam ainda estão espalhadas pelo mundo. É por isso que as pessoas dizem que Oxalá está em toda parte.
Esta história nos lembra como o corpo de Osíris foi dividido em diferentes pedaços e Ísis encontrou quase todos eles e usou magia para trazê-lo de volta à vida na Mitologia Egípcia.
Filhos e filhas de Obatalá
Oxalá é o pai de muitos Orixás. Ele é conhecido principalmente como o pai de Omulu, o Orixá mais feio de todos, e de Oxumaré, o mais belo. Esses dois Orixás são fruto de sua relação com Nanã Buruquê, a mais velha e sábia de todas. Escrevi sobre sua história no artigo de Nanã. Resumindo: ele lançou um feitiço sobre ela para conseguir controlar os Eguns (espíritos dos mortos). Ele a fez se apaixonar por ele. Depois de algum tempo, ela decidiu ter filhos, mas Oxalá disse que não seria possível. Então ela lançou um feitiço sobre ele e engravidou, dando à luz Omulu e Oxumaré.
Em outra história, Oxalá conhece Iemanjá pela primeira vez e se apaixona por ela. Ele envia Exú para descobrir quem ela é e a convida para visitar seu palácio. Iemanjá o visita em uma reunião secreta e ninguém sabe o que os dois discutiram. Depois de alguns meses, Iemanjá deu à luz uma menina e Oxalá descobriu que ela era sua filha por causa de suas marcas de nascença. Ele a tomou sob sua custódia e a nomeou Oxum, a mais bela Orixá de todas.
Como Oxalá se tornou o Rei dos Orixás?
Oxalá é um Orixá antigo e sábio. No entanto, houve um momento em que ele queria se tornar o rei de todos eles. Para isso, procurou um Babalaô e pediu um conselho. O Babalaô disse para ele fazer um ebó usando pedras e comprar um escravo no mercado local. Ele deveria comprar o primeiro escravo que encontrasse e não podia reclamar de nada.
Oxalá seguiu o conselho e começou a preparar o ebó. Então, ele visitou o mercado e comprou o primeiro escravo que encontrou. Era uma mulher quieta. Ele a levou para sua fazenda e percebeu que ela não conseguia andar direito porque era deficiente. Ele se lembrou das palavras do Babalaô e não reclamou de nada.
Ele teve a ideia de deixar a nova escrava na roça para espantar os pássaros. Ele a deixou lá e também deixou o ebó que estava preparando com muitas pedras. Quando os pássaros chegaram, a escrava tentou assustá-los, mas não conseguiu. Então ela pegou algumas das pedras usadas no ebó e jogou. As aves eram conhecidas como edidé, belas aves de penas vermelhas.
Quando ela jogou as pedras, os pássaros voaram deixando penas vermelhas brilhantes para trás. A escrava pegou todas e confeccionou uma linda coroa para dar a Oxalá. Ela entregou a coroa e ele a usou durante uma festa com outros Orixás naquela noite.
Todos os outros Orixás ficaram maravilhados com as vestes e coroa de Oxalá. Ele estava vestindo suas tradicionais roupas brancas e limpas e também usando sua nova e soberba coroa vermelha. Por conta disso, recebeu o título de rei dos Orixás, ou o Grande Orixá: Orixanlá!
Como Oxalá perdeu a cor de sua pele?
Há uma história que explica como Oxalá perdeu a cor da pele e se tornou albino. Nesta história, temos uma desavença entre Oxalá e seu mensageiro, Exú. Tudo começou quando os dois começaram a discutir sobre quem era o Orixá mais velho de todos. Oxalá, como rei e criador da humanidade, sabia que era ele. Exú reclamou dizendo que também existia antes de toda a criação de Oxalá.
A discussão deles tornou-se tão violenta que eles pediram conselhos a Ifá e Ifá disse que os dois teriam que lutar. Todos os Orixás sabiam que ninguém poderia derrotar Exú em uma luta porque ele era extremamente astuto e podia usar todos os tipos de poderes mágicos.
O duelo começou e eles tiveram uma luta corpo a corpo. Oxalá jogou Exú no chão três vezes seguidas apenas usando as mãos. Embora ele fosse velho, ele era muito forte. Em um determinado momento, Exú pegou sua cabaça e soprou um pó branco mágico que estava dentro dela por todo o lugar. Este pó formou uma fumaça branca que cobriu tudo. Quando a fumaça desceu, desceu também toda a cor da pele de Oxalá, deixando-o totalmente branco!
O duelo continuou e Oxalá derrotou Exú antes que ele pudesse usar qualquer outro truque mágico. Depois disso, Oxalá foi verdadeiramente venerado como um rei e o Orixá mais poderoso! Ele também se tornou o protetor de pessoas que compartilhavam características semelhantes a ele, como cor de pele pálida (pessoas albinas), corcundas (por causa de sua idade, ele é corcunda) e deficientes físicos também.
Símbolos de Oxalá
Oxalá é comumente representado com símbolos brancos ou coisas brancas em geral. Ele pode até ser retratado como um Orixá de pele branca. Por ser um Orixá velho, é comum vê-lo usando uma bengala também. Além disso, ele é simbolizado pelo ar, então o vento ou mesmo o céu podem representá-lo. Costuma segurar também seu Opaxorô, bastão que simboliza a criação do mundo. Confira abaixo os principais símbolos de Oxalá:
- Opaxorô;
- Roupas brancas;
- O ar.
E os animais que simbolizam Oxalá são:
- Pomba;
- Elefante.
Como Oxalá é o ar, ele está em todos os lugares e todos dependemos dele para sobreviver. É interessante notar que as pombas o representam porque são brancas e podem voar, então é como ele flutuando no ar. O elefante, no entanto, o representa porque se move lentamente e é impressionantemente sábio.
Características dos filhos de Oxalá
Você sabe que todos nós somos filhos de um Orixá de uma forma ou de outra. Se você está tentando descobrir qual Orixá rege sua cabeça, deve ficar atento a muitos sinais em sua vida. Os filhos de Oxalá manifestam muitas de suas características em seu cotidiano. Tendem a ser pessoas calmas, fazem as coisas devagar, prestam atenção aos detalhes e apreciam o silêncio.
Outras características dos filhos de Oxalá incluem a capacidade de usar palavras para resolver problemas e situações, a vontade de ajudar pessoas em situações difíceis e também a capacidade de tomar decisões justas.
Analisando o arquétipo de Oxalá e verificando seus filhos, também podemos identificar um aspecto de sombra muito comum entre todos eles. Eles reclamam bastante. Isso acontece porque eles veem com facilidade o quão errada e injusta nossa sociedade se tornou e sentem a necessidade de expor isso a todos. Quando essa sombra não é controlada, eles tendem a começar a reclamar de tudo… o tempo todo.
Oração a Oxalá
Aprenda abaixo uma poderosa oração a Oxalá. Você pode recitá-la para pedir suas bênçãos. Seu dia é sexta-feira, então a melhor hora para orar por ele é nas manhãs de sexta-feira.
“Babá Oxalá, Pai Amoroso,
Agradeço por mais um dia de vida e luz que me foi presenteado.
Peço que me envolva em sua energia e me ilumine para que eu possa viver com sabedoria.
Inspire-me para que eu possa cumprir os meus deveres com alegria,
E proteja-me com seu poder para que eu possa seguir meu caminho com segurança.
Guie-me com sua sabedoria para que eu possa alcançar a paz e a felicidade que mereço.
Epà Babá!”
“Babá” significa “Pai”.
Oferendas para Oxalá
As melhores oferendas a Oxalá incluem algumas flores e ervas. Você pode oferecê-los e pedir iluminação, tranquilidade, sabedoria, saúde e paz. Ele faz as coisas devagar, então provavelmente as coisas que você pedir a ele acontecerão gradualmente em sua vida. Não vai ser instantâneo!
Confira esta lista de oferendas a Oxalá e escolha as melhores para você oferecer a ele:
- Boldo;
- Folhas de louro;
- Rosas brancas;
- Folhas de menta;
- Inhame;
- Camomila.
Receita de oferenda Ebó para Oxalá
Há uma oferenda a Oxalá que consiste em fazer bolas de inhame e pedir para que ele o ajude a equilibrar os seus sentimentos ou que lhe dê entusiasmo e energia criativa. A maneira como você faz esta receita muda dependendo do que você deseja perguntar a ele. Vou te dar os detalhes abaixo.
Para fazer esta oferenda a Oxalá, você vai precisar de:
- 3 pedaços de inhame;
- Um pouco de mel;
- Um pouco de farinha de mandioca;
- Uma panela de barro para servir;
- Um pouco de água;
- Algumas folhas de boldo.
Comece adicionando um pouco de farinha de mandioca e mel juntos. Adicione um pouco de mel aos poucos enquanto mistura com a farinha de mandioca com as próprias mãos. Continue misturando-os até formar uma massa doce.
Agora você deve preparar o inhame. Se você deseja que Oxalá o ajude a equilibrar suas emoções, você deve cozinhá-las em água. Se você quer que ele lhe dê entusiasmo e energia criativa, você deve assá-los apenas no fogo.
Com o inhame pronto, você deve descascá-los e lavá-los para que não fiquem mais com terra. Esmague os 3 inhames em um só e faça, com as mãos, 7 bolinhas de inhame.
Pegue a panela de barro e coloque folhas de boldo no fundo dela. Agora acrescente toda a massa doce que você fez com a farinha de mandioca e o mel. Coloque as sete bolinhas de inhame sobre elas e despeje um pouco de mel formando uma espiral de dentro para fora.
Deixe a oferenda para Oxalá debaixo de uma árvore. Está feito.
Você pode encontrar esta e outras receitas de oferendas para Orixás aqui.
Oxalá significa…
Oxalá significa “que assim seja”. É praticamente um equivalente ao termo “amém”! Além disso, é claro, Oxalá é o nome do Orixá criador do mundo e dos seres humanos. Oxalá é tão importante que ele é sincretizado como Jesus Cristo no Cristianismo.
É importante lembrar que Oxalá, como Orixá, possui outros nomes também. Portanto o significado de Oxalá é maior do que podemos imaginar!
A imagem de Oxalá muda de acordo com o signifcado de seu nome. Normalmente todas as imagens dele o apresentam usando roupas brancas. A sua pele pode ser tanto negra quanto branca (albino).
Oxalá é comumente chamado de Obatalá. Quando ele se manifesta na aparência de um jovem guerreiro, ele recebe o nome de Oxaguiã. Quando ele se manifestada como um Orixá velho, ele recebe o nome de Oxalufã. E quando ele se manifesta como Rei dos Orixás ele recebe o nome de Orinxalá!
Oxalá no jogo de búzios
Ao jogar Búzios para adivinhação você pode se deparar com o Odu Odi, o Odu em que 7 conchas estão abertas e 9 fechadas. Neste Odu, Oxalá e Omulu se unem para dar uma resposta “não”.
Oxalá avisa que as mudanças estão chegando e você deve aceitá-las porque são necessárias – mesmo que possam ser desagradáveis.
Oxalá também se manifesta como Oxaguiã no Odu Egi Onilé, em que 8 conchas estão abertas e 8 conchas fechadas. Desta vez, a resposta é positiva e negativa ao mesmo tempo. Oxaguiã manda você aproveitar o momento e se conectar com energias elevadas. Ele também avisa para evitar pensamentos negativos e esquecer questões relacionadas à vingança ou ódio.
Há também outra aparição de Oxalá no método de adivinhação de Búzios. No Odu Ofun, em que 10 conchas são abertas e 6 são fechadas. Desta vez ele se manifesta como Oxalufã e a mensagem é positiva. Ele lhe diz que todas as energias estão favorecendo você! É um momento de sorte e prosperidade.