O Palo Santo, Madeira Santa em português, é uma madeira resinada originária, principalmente, dos Andes. Contudo, ele é popular no mundo todo e conhecido por suas propriedades mágicas de purificação e de relaxamento.
Mas o que ele é exatamente? Para que ele serve? E, por fim, como faz para acender um Palo Santo? Aprenda neste post!
Conteúdo
- O que é Palo Santo?
- Para que serve o Palo Santo?
- Como acender o Palo Santo?
- Coloque fogo em uma das pontas do pauzinho e espere ele começar a queimar.
- Deixe a ponta queimar por alguns segundos ou um minuto.
- Chacoalhe para apagar.
- Espalhe a fumaça pelo ambiente.
- Método 2 – Prepare um incensário, pequenas lascas de Palo Santo, uma vela e um disco de carvão vegetal
- Coloque pequenas lascas do Palo Santo sobre o disco de carvão vegetal aceso
- Deixe as lascas queimarem e desfrute da energia
- Aproveite para harmonizar o ambiente por bastante tempo
- Onde comprar Palo Santo?
- Conclusão
O que é Palo Santo?
O Palo Santo é um incenso natural em forma de madeira. Sua formação é totalmente natural, não necessita de intervenção humana e, por isso, é livre de toxinas.
A árvore “Bursera graveolens”, nativa na costa oeste da América do Sul e Central, é a “produtora” desse incenso natural maravilhoso. Após morrer naturalmente e cair, dela é coletada a resina que conhecemos.
Em lojas é comum encontrar esta resina vendida em pequenos pauzinhos para serem acendidos e utilizados em rituais de cura, de purificação e para aliviar o estresse.
Ao acender a ponta de um dles, ele queima e libera suas propriedades através de sua fumaça branca. Momentos depois ele naturalmente apaga.
Caso deseje, é possível acender a ponta novamente ou guardar para uso posterior. Devido a isso, um único “pauzinho” pode utilizado diversas vezes.
Portanto, o Palo Santo é uma excelente opção que pode ser usada em conjunto com incensos de vareta, preferencialmente naturais, ou sozinho.
Para que serve o Palo Santo?
O Palo Santo serve para:
- Purificar o ambiente e limpar energias negativas;
- Acalmar a mente e o relaxar o corpo;
- Auxiliar na meditação;
- Limpa as vias aéreas;
- Espantar mosquitos e pernilongos (SIM!)
Se você sentir que sua casa ou algum cômodo da sua casa esteja pesado, você pode simplesmente acender uma pouco e espalhar a fumaça dele neste cômodo.
Contudo, energias ruins vão e voltam. Para evitar que energias negativas voltem a ase acumular, você seguir um ou mais destes 10 feitiços simples para proteger sua casa.
Antes de meditar você também pode acender um Palo Santo. Além de acalmar a mente e o corpo, o aroma dele vai lhe ajudar a entrar no estado meditativo.
Se você sofre com problemas respiratórios, a fumaça também irá lhe ajudar. Ela tem propriedades anticongestionante.
Eu acendo quase todos os dias. Além das propriedades citadas acima, ele também é um ótimo repelente contra mosquitos e pernilongos. Acender antes de dormir ajuda a ter um sono mais leve e ainda nos protege contra esses demônios.
Em termos científicos, alguns dos componentes que formam esta resina são:
- Limoneno;
- Terpineol;
- Menthofuran.
Como acender o Palo Santo?
Existem 2 maneiras de acender e usar Palo Santo. Abaixo você encontra um vídeo onde ensino estas 2 maneiras e, após o vídeo, você encontra as instruções por escrito:
Os passos 1 a 4 descrevem o método mais tradicional. Os passos 5 a 8 descrevem outro método que eu acho melhor.
Tempo total: 5 minutos
Coloque fogo em uma das pontas do pauzinho e espere ele começar a queimar.
Algumas tradições, como a Inca, sugerem utilizar uma chama que seja o mais natural possível. Por isso, ao invés de acender diretamente com um isqueiro ou fósforo, é melhor acender uma vela, e colocar a ponta do pauzinho na chama desta vela.
Deixe a ponta queimar por alguns segundos ou um minuto.
Deixe a ponta queimar por um tempinho. Apenas assista.
Chacoalhe para apagar.
Quando notar que a chama já queimou o suficiente, chacoalhe o pauzinho até que ela apague. Isso vai liberar a fumaça branca.
Espalhe a fumaça pelo ambiente.
Pronto! Agora é só espalhar a fumaça pelo ambiente ou pela casa inteira. O pauzinho irá se apagar naturalmente. Caso deseje, basta reacendê-lo, repetindo os passos 1 a 3. Você pode também guardar para utilizar em uma outra ocasião.
Método 2 – Prepare um incensário, pequenas lascas de Palo Santo, uma vela e um disco de carvão vegetal
Esse método é similar ao método de se queimar resinas aromáticas e ervas desidratadas para fazer defumação.
Coloque pequenas lascas do Palo Santo sobre o disco de carvão vegetal aceso
Acenda um disco de cartão vegetal na chama de uma vela, coloque dentro de um incensário ou turíbulo e coloque lascas sobre o disco.
Deixe as lascas queimarem e desfrute da energia
Você não precisa “ficar em cima”, viagiando a queima. Após colocá-lo sobre o disco de carvão vegetal aceso, basta deixá-lo lá que ele queimará aos poucos e queimará por completo. Caso fique alguma parte se ser queimada, basta virá-las sobre o disco de carvão vegetal.
Aproveite para harmonizar o ambiente por bastante tempo
Diferente do Método 1, este método faz com que pequenas lascas de queimem por muito mais tempo, liberando mais fumaça e rendendo mais.
Onde comprar Palo Santo?
Antes de comprar Palo Santo, tenha certeza de que o vendedor ou a marca esteja oferecendo o produto de verdade.
Por exemplo, no centro do Rio de Janeiro eu comprei uma vez um saquinho. Quando acendi em casa, ele queimou por inteiro e a fumaça era preta. Me venderam um pedaço qualquer de madeira com cheiro de hortelã (?).
Por isso, busque conhecer a procedência.
Eu recomendo o Palo Santo da loja Inca. Atualmente eles estão vendendo pela Amazon.com.br. Comprando por nosso link, a Amazon nos paga uma pequena comissão sobre a venda. Desta forma você compra o seu e ainda ajuda a manter o Santuário Lunar.
Clique na imagem abaixo para comprar o seu:
Conclusão
Esse então é o Palo Santo, usado há séculos por xamãs e curandeiros nas Américas. Você já o utiliza? Vai começar a usar agora? Me conte a sua história nos comentários abaixo! Respondo todos!
Obrigado e deixe a Deusa lhe guiar.
Ótimo texto! comecei a usar o palo santo semana passada e estou amando. Sinto muito seu efeito de relaxamento e purificação, tem momentos que começo a me sentir mais sobrecarregada e já vem automaticamente a vontade de usá-lo :3
É muito bom, né? Obrigado pelo comentário, Jacqueline!