Sabe quem é Iemanjá? O que significa seu nome? Deseja conhecer mais da história dela e uma visão arquetípica? Este post é para você!
Eu também conto a história de Iemanjá no vídeo abaixo:
Conteúdo
Quem é Iemanjá?
Considerada a Mãe de toda a vida, Iemanjá (também grafada Yemanjá) é uma Deusa / Orixá Africana, portanto ela pertence ao panteão Iorubá (Yorubá). Ela é extremamente amorosa e protetora, além disso ela e é frequentemente chamada de Rainha do Mar. Inclusive há uma música de Maria Bethânia em sua homenagem com este título que é um verdadeiro hino à Deusa.
Podemos até dizer que esta música está para ela como os Hinos Órficos estão para as Deusas Gregas.
É dito que ela cura a infertilidade feminina e conforta aqueles em desespero. Logo, assim como a água, ela representa mudança e constância, trazendo vida, protegendo-a e mudando-a conforme necessário. Geralmente é calma, mas quando fica nervosa pode ser tão destrutiva quanto uma tempestade em alto mar.
Qual o significado do nome dela?
O significado de Iemanjá vem da expressão Iorubá “Yeye omo eja” que significa “mãe das crianças que são como peixes”, “aquela que protege suas crianças”. Sendo assim, seu espírito maternal, marítimo e fértil e traduzido já no nome.
Além disso, a Deusa também é conhecida por diversos outros nomes, como por exemplo: Yemaya, Yemana, Yemoja, Janaína e Mãe D’água.
Na música citada acima, Maria Bethânia canta:
Quanto nome tem a Rainha do Mar?
Quanto nome tem a Rainha do Mar?Dandalunda, Janaína,
Marabô, Princesa de Aiocá,
Inaê, Sereia, Mucunã,
Maria, Dona Iemanjá
Qual é o dia dela?
O dia de Iemanjá é o dia 2 de Fevereiro. Portanto, neste dia diversas celebrações são feitas em homenagem à Deusa, principalmente em cidades litorâneas pelo Brasil. A maior delas acontece em Salvador (BA).
As celebrações geralmente incluem procissões onde uma estátua da Deusa / Orixá é carregada até o mar. Seus fiéis devotos vestem branco e azul, cores sagradas da Deusa, e a cortejam até o mar. Oferendas são feitas à Deusa e bênçãos são pedidas posteriormente.
Quais as características da Rainha do Mar?
Abaixo estão algumas características da Rainha do Mar:
- Deusa / Orixá do oceano;
- Deusa / Orixá da água corrente;
- Renovação, novos começos, ano novo;
- Filhas e filhos, amor maternal;
- Fertilidade;
- Conforto;
- Amparo.
Primeiramente, ela é retratada como uma sereia ou uma bela mulher em pé sobre as ondas do mar. Suas roupas sempre alternam entre azul e branco. Como é uma Deusa / Orixá Iorubá, ela possui pele negra.
Contudo, existem também imagens e desenhos da Deusa com a pele branca, com um visual mais próximo dos santos Católicos e cultuada, muitas vezes, por cristãos. Mas, convenhamos, ela é negra, assim como Iansã, Oxum e todos os outros Orixás. Por isso todas as ilustrações deste post mostram ela negra, com toda sua beleza.
Para conhecer outras Deusas / Orixás já postadas aqui no Santuário Lunar, visite a seção Deusas Iorubás. Para saber mais sobre Orixás em geral e o culto na Umbanda, visite o site WeMystic.
Quando se trata de se importar com os outros ela é sincera e reconfortante e tem um amor por crianças sem igual. Consequentemente, essa Deusa / Orixá nos lembra que podemos aguentar até as piores catástrofes e que, assim como as ondas do mar, nossa vida está em constante movimento e mudança.
Nunca devemos ficar contra a correnteza, mas sim aprender a navegar nela sem nunca nos deixarmos levar. Podemos aprender com Iemanjá como aproveitar o melhor dos “altos e baixos” da vida, assim como ela conduz as marés.
Qual a história de Yemanjá?
A história de Yemanjá conta que ela é filha de Obatalá, o criador do mundo. Assim, já percebemos o quão poderosa ela é. Ela teve um filho com o seu irmão Aganju, chamado Orungã. Contudo, Orungã se rebelou contra o pai e estuprou violentamente sua mãe quando se tornou adolescente. Por isso, quando ameaçada de estupro por ele uma segunda vez, Iemanjá fugiu para o topo de uma montanha, onde começou a chorar sem parar.
Em seguida, do alto da montanha e em imensa tristeza, ela decidiu dar fim à sua vida, inundando o mundo enquanto morria e criando os 7 mares. Dos seus ossos nasceram Obafulom e Lyaa, os primeiros humanos.
Dizem que um dos presentes deixados à humanidade por Yemanjá é uma concha do mar, na qual sua voz pode ser ouvida quando encostada na orelha.
Iemanjá no Tarot da Deusa
A Deusa Iemanjá é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa de Kris Waldherr . A carta número XIV, Yemana, representa o Equilíbrio.
Yemana, a Deusa Iorubá (de todos os santos) do mar é frequentemente invocada para trazer a chuva, a água que traz vida e nutre a terra, como os líquidos do ventre fértil. Ela simboliza o equilíbrio divinal ente o céu e a terra.
Yemanjá no jogo de Búzios
Quando você jogar o jogo de búzios grátis online do Santuário Lunar, talvez você se depare com a caída Yorosun, o Odu onde 4 búzios caem abertos e 12 caem fechados. Neste Odu, quem traz a mensagem é a própria Yemanjá e ela diz que você precisa focar na ajuda de pessoas próximas a você neste momento e evitar a tomada de decisões.
Yemanjá também responde em outro Odu, o Ossá onde 9 búzios caem abertos e 7 caem fechados. Neste Odu, Yemanjá alerta que você não deve contar com ninguém neste momento e deve focar em sua própria energia para conquistar o que você deseja! Ela ainda avisa que se surgirem oportunidades para viajar ou mudar a sua vida você deve aceitá-las.
4 comentários em “Quem é Iemanjá? História da Deusa / Orixá Rainha do Mar”