Wawalak – Deusas gêmeas da maternidade

Muitos dos nativos da Austrália acreditam que o mundo nasceu quando os antigos Deuses e Deusas acordaram de seu sono sob a terra e decidiram caminhar no plano acima. Esses seres eram tão poderosos que iam criando o mundo à medida que caminhavam, pisando e distorcendo o terreno sob seus pés. Essa é uma época referenciada como “Tempo dos sonhos”.

Wawalak As Deusas Gêmeas punidas por um erro

Quem são as Wawalak?

A imaginação dos Deuses criadores trouxe à existência todo o tipo de vida presente no planeta, mas como não sentiam que ele estava completo, criaram Deuses menores que futuramente seriam responsáveis pela criação da humanidade.

Uma das Deusas menores mais poderosas desse mito era a grande serpente arco-íris, Yurlungur. Ela é creditada como sendo a que mais criou diversidade na vida da Terra e encheu os rios e lagos com água.

Deusas gêmeas, chamadas de Wawalak estavam entre as divindades criadas nesse período. Elas viajavam pelo mundo com seus bebês e eram muito felizes com a companhia uma da outra e de suas crianças, até cometerem um deslize.

Um dia, em suas viagens, montaram acampamento próximo ao lago de Yurlungur, que estava dormindo. Como as Deusas não entendiam que o lago era sagrado à Deusa Serpente, acabaram por poluí-lo acidentalmente, e isso causou uma grande revolta.

• Atribuições: Deusas da fertilidade, da maternidade, do carinho e do amor
  • Símbolo: Laços e nós
  • Local: Austrália

A grande serpente sentiu a poluição na água e ficou tão furiosa que, ao acordar, inundou toda a área com chuva. As Deusas gêmeas desesperadamente se agarraram no que podiam para salvarem a si mesmas e as crianças enquanto rezavam e cantavam em clamor à Yurlungur, mas nada parecia acalmá-la. A serpente ficava cada vez mais furiosa, até que engoliu as Deusas e suas filhas por inteiro.

Quase imediatamente, entretanto, a Deusa Serpente sentiu-se envergonhada de ter tomado medidas tão drásticas, então abriu sua boca e libertou as irmãs de seu estômago. Ela não pôde deixar de notar que as Deusas ainda estavam abraçadas com suas crianças, e o fato de que elas tentaram proteger os bebês a todo custo a tocou profundamente.

As Wawalak, assim como toda mãe, estão dispostas a dar suas próprias vidas para proteger suas crianças, é uma ligação difícil de se explicar ou até mesmo de se entender, simplesmente existe de maneira tão poderosa que continua a fascinar ainda hoje em dia.

Invocando as Wawalak

Podemos reverenciar as Deusas Wawalak sem problemas se sentirmos uma conexão com elas e necessitarmos de uma ajuda.

O ritual para essas Deusas consiste em tirar um tempo para si, sozinha(o), para meditar. Reconecte-se com a Terra, relembre e reafirme como você é sagrada(o) nesse plano para si mesmo e para outras pessoas.

Sua força e habilidade para cuidar de seus filhos crescerá e se tornará cada vez mais forte, sejam eles filhos do ventre ou do coração.

Tarot da Deusa

Deusa Wawalak - Tarot  da Deusa
Deusa Wawalak – Tarot da Deusa

As Wawalak são Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XVI, Wawalak, representa a Opressão.

As Deusas aborígenes australianas Wawalak foram totalmente engolidas por Yurlungur, a grande serpente arco-íris. Oprimidas pela escuridão dentro da barriga da serpente, as Wawalak choraram até que elas renascessem de Yurlungur, voltando à luz.

The Goddess Tarot (Official Guidebook)