Wawalak – Deusas gêmeas da maternidade

Wawalak - Deusas gêmeas da maternidade | Wicca, magia, bruxaria, paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusas da fertilidade, da maternidade, do carinho e do amor
  • Símbolo: Laços e nós
  • Local: Austrália

Muitos dos nativos da Austrália acreditam que o mundo nasceu quando os antigos Deuses e Deusas acordaram de seu sono sob a terra e decidiram caminhar no plano acima. Esses seres eram tão poderosos que iam criando o mundo à medida que caminhavam, pisando e distorcendo o terreno sob seus pés. Essa é uma época referenciada como “Tempo dos sonhos”.

A imaginação dos Deuses criadores trouxe à existência todo o tipo de vida presente no planeta, mas como não sentiam que ele estava completo, criaram Deuses menores que futuramente seriam responsáveis pela criação da humanidade.

Uma das Deusas menores mais poderosas desse mito era a grande serpente arco-íris, Yurlungur. Ela é creditada como sendo a que mais criou diversidade na vida da Terra e encheu os rios e lagos com água.

Deusas gêmeas, chamadas de Wawalak estavam entre as divindades criadas nesse período. Elas viajavam pelo mundo com seus bebês e eram muito felizes com a companhia uma da outra e de suas crianças, até cometerem um deslize.

Um dia, em suas viagens, montaram acampamento próximo ao lago de Yurlungur, que estava dormindo. Como as Deusas não entendiam que o lago era sagrado à Deusa Serpente, acabaram por poluí-lo acidentalmente, e isso causou uma grande revolta.

A grande serpente sentiu a poluição na água e ficou tão furiosa que, ao acordar, inundou toda a área com chuva. As Deusas gêmeas desesperadamente se agarraram no que podiam para salvarem a si mesmas e as crianças enquanto rezavam e cantavam em clamor à Yurlungur, mas nada parecia acalmá-la. A serpente ficava cada vez mais furiosa, até que engoliu as Deusas e suas filhas por inteiro.

Quase imediatamente, entretanto, a Deusa Serpente sentiu-se envergonhada de ter tomado medidas tão drásticas, então abriu sua boca e libertou as irmãs de seu estômago. Ela não pôde deixar de notar que as Deusas ainda estavam abraçadas com suas crianças, e o fato de que elas tentaram proteger os bebês a todo custo a tocou profundamente.

As Wawalak, assim como toda mãe, estão dispostas a dar suas próprias vidas para proteger suas crianças, é uma ligação difícil de se explicar ou até mesmo de se entender, simplesmente existe de maneira tão poderosa que continua a fascinar ainda hoje em dia.

Inveja

Alguns crentes dessa história acreditam que as mulheres nasceram com todo o conhecimento e os segredos do mundo, mas os homens achavam injusto elas possuírem essa ligação inquebrável com os filhos e o conhecimento ao mesmo tempo.

Assim, ao longo da nossa história, vemos que os homens planejaram separar essas qualidades para roubar o conhecimento das mulheres, deixando-as sem a habilidade de liderar nem de tomar decisões, o que está finalmente finalizando.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify

Invocando as Wawalak

Lembrete:

Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.

As Deusas Wawalak não possuem ligação direta com a Wicca mas podemos reverenciá-las sem problemas se sentirmos uma conexão com elas e necessitarmos de uma ajuda.

O ritual para essas Deusas consiste em tirar um tempo para si, sozinha(o), para meditar. Reconecte-se com a Terra, relembre e reafirme como você é sagrada(o) nesse plano para si mesmo e para outras pessoas.

Sua força e habilidade para cuidar de seus filhos crescerá e se tornará cada vez mais forte, sejam eles filhos do ventre ou do coração.

Tarot da Deusa

As Wawalak são Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XVI, Wawalak, representa a Opressão.

As Deusas aborígenes australianas Wawalak foram totalmente engolidas por Yurlungur, a grande serpente arco-íris. Oprimidas pela escuridão dentro da barriga da serpente, as Wawalak choraram até que elas renascessem de Yurlungur, voltando à luz.