O Sabbat Lughnasadh, pronunciado Lúnasa, também conhecido como Sabbat Lammas, é comemorado com as colheitas na Roda do Ano. Ele é popularmente conhecido como a primeira colheita das Bruxas.
É neste período que toda a abundância da Terra está à disposição de todos. É dito que o Deus Lugh, filho do Sol, se sacrifica pelo bem das pessoas e fortalece os grãos para que sejam colhidos.
Os grãos colhidos, principalmente o trigo, desta época são usados para a produção de pães. O pão, como sendo símbolo do corpo do filho de Deus nas religiões cristãs, provavelmente teve sua inspiração aqui.
Este Sabbat ocorre após Litha e antes de Mabon.
Você pode assistir o vídeo abaixou e/ou continuar lendo o post:
- Hemisfério norte: 1 de Agosto
- Hemisfério sul: 1 de Fevereiro
- Cores: Vermelho, marrom, laranja e amarelo
Alguns grãos oriundos desta colheita são guardados para a próxima plantação. Assim, o Deus Lugh poderá ressuscitar na próxima primavera, no Sabbat Ostara.
Conteúdo
Sabbat Lughnasadh e a Primeira Colheita
No Sabbat Lughnasadh os frutos dos trabalhos realizados no Sabbat Ostara e no Sabbat Litha são colhidos. A Roda do Ano se mostra como um fluxo contínuo de energias.
O Deus Sol se prepara neste momento para sua morte, e, por isso, cede toda a sua energia aos grãos plantados e as sementes para que uma grande colheita possa ser realizada e para que ela ainda de mais frutos no Sabbat Mabon.
No Sabbat Lughnasadh (ou Sabbat Lammas) o Deus Lugh é honrado e, em sua homenagem, os grãos aqui colhidos são transformados em pães que são oferecidos aos animais e às Fadas. A Deusa também é honrada e a ela são destinados agradecimentos pela prosperidade, abundância das colheitas e pela promessa do retorno do Sol depois que ele partir.
O pão é um alimento simbólico pois possui em seus ingredientes os quatro elementos: Terra (grãos, farinha, sal…), Ar (que o permite crescer), Água (origem de toda a vida) e Fogo (ao ser aquecido) e o Sabbat Lughnasadh é ideal para agradecermos a presença de todos os elementos, das alegrias da vida e da abundância.
Muito comum em Lughnasadh é a confecção de bonecas de milho e figuras de pão. A boneca é colocada no altar durante a celebração do Sabbat e, no ano seguinte, ela é queimada e substituída por uma nova.
Lughnasadh e a morte do Deus Sol
No Sabbat Lughnasadh o Sol começa a ficar cada vez menos forte. Ainda não é muito visível, mas todos sabemos que a morte faz parte do ciclo de renascimento. Este é o primeiro Sabbat da parte escura da Roda do Ano.
Como o Deus Sol se sacrifica para que a colheita seja abundante, em algumas semanas seus raios estarão tão fracos que o inverno reinará mais uma vez.
Sacrifício é um tema recorrente em Lughnasadh. Tudo o que desejamos ou buscamos só pode ser conquistado a partir de um sacrifício. Mas este sacrifício não é necessariamente algo doloroso ou sofrido, é apenas uma etapa do processo.
Por exemplo, ao plantarmos uma semente, devemos esperá-la germinar. A espera pode ser longa e sacrificante, porém é necessária. Também podemos ver o sacrifício nas faces da Deusa que vê seu filho ceder sua vida para alimentar o povo e fica sozinha até que ele renasça novamente.
Portanto, no Sabbat Lughnasadh é ideal que sejamos gratos à abundância dos Deuses e que também paremos para refletir sobre nossas ações e objetivos, para que possamos passar pelos sacrifícios necessários e para que saibamos esperar pelos momentos certos.
Agora que já conhece sobre o Sabbat Lughnasadh, leia também Rituais de Lughnasadh
Sabbats e a Roda do Ano
Leia também sobre os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:
FAQ geral
O que é o Sabbat Lughnasadh?
Lughnasadh é o Sabbat da colheita, onde o Deus Sol, na forma de Lugh, se sacrifica para fortalecer os grãos.
Qual a diferença entre Lughnasadh e Lammas?
Ambos são nomes do mesmo Sabbat e representam a mesma festividade. Enquanto Lughnasadh significa algo como “Festival de Lugh”, Lammas significa algo como “grande quantidade de pães”.
Quando acontece Lughnasadh?
Lughnasadh acontece após o Solstício de Verão, Litha. Ele é a primeira colheita, sendo Mabon a segunda e última.
Adoreeeei!
Tudo anotadinho para não esquecer nenhuma comemoração deste ano. Obrigada!
Oba!
Se quiser mostrar suas comemorações dos Sabbats, manda um email pra mim danff@santuariolunar.com.br com foto que eu ponho no Instagram perto das datas!
)O(